Ministério da Agricultura pedirá explicação de donos de grandes frigoríficos por fechamento em Mato Grosso

O fechamento de frigoríficos na região Oeste de Mato Grosso foram alguns dos pontos tratados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com 14 prefeitos nesta segunda-feira, 30 de janeiro.

De acordo com o ministro interino, Eumar Novacki, donos de grandes frigoríficos “acusados” de fechar unidades na região serão chamados para uma conversa e apresentar explicações. Medidas para enfrentar a crise na região Oeste serão tomadas de imediato.

Segundo ele, um documento foi solicitado com as informações sobre a produção local, bem como os motivos para o fechamento de dois frigoríficos na região, o desemprego, além de sugestões para a reabertura de estabelecimentos através de cooperativas.

Novacki afirma que pretende chamar, diante denúncias quanto a formação de carteis por parte dos grandes frigoríficos para prejudicar os pequenos produtores, diretor desses frigoríficos para uma conversa com o Ministério e que irá solicitar explicações, bem como cobrar medidas para ajudar aos pequenos e médios produtores.

Conforme relatos dos prefeitos, o fechamento das duas unidades processadoras de carne fez com que mais de mil empregos diretos fossem extintos.

Hoje, dos 40 frigoríficos de bovinos existentes em Mato Grosso apenas 22 estão ativos.

Fonte: Agro Olhar, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

1 Comment

  1. Eduardo Ferraz Pacheco de Castro disse:

    Estado do Pará = 3º maior rebanho brasileiro, 23 milhões de cabeças, 36 plantas frigoríficas.
    Mato Grosso = 1º maior rebanho brasileiro, 30 milhões de cabeças, 22 plantas frigoríficas.
    Quem explica?!

Mercado de orgânicos cresce 20% em 2016
1 de fevereiro de 2017
Estudo da Farsul aponta mudanças no mercado internacional de carne bovina
1 de fevereiro de 2017