EUA: em maio, foram alojados 11,1 milhões de cabeças em confinamento
27 de junho de 2017
Tecnologias para pecuária de baixa emissão de carbono serão apresentadas no Ceará
27 de junho de 2017

Ministério da Agricultura reforça fiscalização contra febre aftosa na fronteira entre Roraima e Venezuela

Agentes do Ministério da Agricultura (Mapa) em Roraima começaram nesta segunda-feira (26) uma fiscalização intensa contra a febre aftosa em Pacaraima, cidade brasileira que faz fronteira com a Venezuela.

A ação foi determinada por Brasília após um foco de contaminação ser identificado na fronteira entre a Venezuela e a Colômbia, a 1,2 mil quilômetros de Roraima.

“Todo carro que passar pela fronteira será inspecionado. Qualquer produto de origem animal vindo da Venezuela será apreendido e destruído”, afirmou o superintendente federal de Agricultura, Plácido Alves.

Conforme o superintendente, o caso de aftosa foi confirmado na cidade de Tame, na Colômbia. Apesar da distância com Roraima, o risco de contaminação do rebanho do estado é real.

“São 1,2 mil quilômetros do foco até Roraima e 600 quilômetros até o estado do Amazonas. Só que o trecho de 1,2 mil é trafegável, existe um trânsito muito grande de carros e pessoas, e os 600 do Amazonas têm barreiras naturais, floresta, mata, têm água, então é mais difícil chegar lá”, explicou.

Por um período indeterminado, todos os carros que cruzarem a fronteira da Venezuela com o Brasil serão rigorosamente fiscalizados por fiscais do Mapa.

Além do reforço das inspeções com fiscais do Mapa, agentes da Agência de Defesa (Aderr) também irão participar da ação de fiscalização no posto fixo e em rotas alternativas usadas para o transporte de produtos suspeitos.

Fonte: G1, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.