O Ministério da Agricultura mudará de nome no terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Com a exclusão da palavra “Abastecimento”, a Pasta vai se chamar Ministério da Agricultura e Pecuária. O nome Ministério da Agricultura, Pecuária e
Abastecimento vigorava desde 2001.
Na última sexta-feira, a assessoria do ministro Carlos Fávaro havia negado que a alteração ocorreria, mas a informação foi confirmada na noite deste domingo, quando o site do Gabinete de Transição divulgou os primeiros atos que Lula assinou depois da posse.
Neste governo, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) sairá da estrutura do Ministério da Agricultura, o que explica a mudança de nome. A autarquia passará para o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, sob a gestão de Paulo Teixeira.
O primeiro nome cogitado para a Pasta era Ministério da Agricultura Familiar e Alimento Saudável, mas a ideia não vingou. O grupo técnico da Agricultura na transição, coordenado pelo agora ministro Carlos Fávaro, criticou a proposta.
Segundo o relatório do grupo, a alteração passaria uma mensagem errada, de que nem toda produção é saudável. O texto dizia ainda que o Ministério da Agricultura cuida e garante a qualidade e sanidade dos alimentos produzidos e consumidos no Brasil.
O ato assinado por Lula também confirma a recriação do Ministério da Pesca e Aquicultura, que será comandado por André de Paula.
Fonte: Valor Econômico.