Mercado futuro do boi gordo –21-10-2015
22 de outubro de 2015
Subway quer eliminar uso de antibióticos em carne em até seis anos nos EUA
22 de outubro de 2015

Ministra propõe criar grupo para avaliar riscos sanitários nas Américas

Na abertura da 18ª Reunião Ordinária da Junta Interamericana de Agricultura (JIA), no México, a ministra Kátia Abreu propôs a criação de um grupo de trabalho para elaborar procedimentos de avaliação de riscos sanitários e fitossanitários entre os países das Américas do Sul, Central e do Norte. Ela está em missão oficial a Playa Del Carmen, em encontro promovido pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

Em seu discurso de abertura, Kátia Abreu pediu apoio aos colegas ministros para a criação do grupo, que será coordenado pelo IICA e deverá realizar atividades de avaliação de risco demandadas pelos países, com o objetivo de harmonizar regras e garantir a inocuidade dos alimentos. A proposta foi apresentada pelo Brasil em forma de resolução e será debatida pela JIA até quinta-feira (22), data de conclusão dos trabalhos.

A ministra afirmou ainda que a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA) brasileira está disponível a todos os países do continente. Segundo ela, adoção de uma plataforma única nas Américas, medida que vem defendendo, melhorará a rastreabilidade e o controle sanitário. Os países também devem ficar atentos à “nova geração de obstáculos ao comércio mundial. Muitas vezes, [os obstáculos] não se baseiam em ciência e ameaçam nossa posição de atores globais na produção e comercialização de alimentos”.

Fonte: Mapa, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.