Gaúchos buscam união para superar crise na pecuária de corte
19 de março de 2004
Sistemas de pastejo rotacionado. 1. Divisão da área.
23 de março de 2004

Ministro da Agricultura ameaça deixar o cargo

Foi perdendo a calma e um pouco da compostura que o ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Roberto Rodrigues desabafou as dificuldades que vem passando a frente da pasta, durante um encontro com empresários do setor rural, ocorrido no meio da semana passada. Rodrigues reclama estar sofrendo um boicote do ministro do Planejamento Guido Mantega.

Matérias publicadas em diversos jornais afirmam que o ministro do Mapa reclamou de uma paralisia governamental que, segundo ele, pode comprometer o programa exportação do Agronegócio. Ao se deparar com queixas dos empresários presentes ao encontro o ministro teria disparado: “Eu mandei o vagabundo à PQP” e manifestado disposição de deixar o governo, devido à situação de “penúria” do ministério que comanda.

O episódio estourou mais uma crise no governo Lula. Segundo a mesma matéria, auxiliares da presidência se dedicaram a acalmar os ânimos e o presidente deverá chamar, entre hoje e amanhã, Rodrigues para conversar e pedir que ele permaneça em sua equipe.

Em entrevista à GloboNews veiculada ontem a noite, o presidente do Partido dos Trabalhadores, José Genoíno, tratou de por panos quentes no ocorrido, afirmando que já havia conversado com o comandante do Mapa e que ele continuaria no governo. Além da falta de verbas reclamada pelo ministro, o Mapa ainda sofre desde o último dia 15 com uma greve dos fiscais federais agropecuários, que exigem aumento salarial, o que vem ocasionando paralisia nas exportações.

Fonte: Paulo Roberto Brino Mattus, da equipe BeefPoint

0 Comments

  1. Marcio Lupatini Pereira disse:

    O ministro Roberto Rodrigues tem razões para esse desabafo, pois com a greve do fiscais as exportações paradas, a alavanca da economia, o agronegócio somente perde com a saída de um ícone do setro, como o Minstro.

    Variadas classes rurais devem manifestar apoio ao ministro.

  2. Névio Primon de Siqueira disse:

    Acho que esta seria a pior notícia que poderia ter para o setor agropecuário do país. Na minha opinião, uma das únicas boas escolhas do nosso atual presidente foi a do Ministro da Agricultura. Se ele sair… Gostaria muito que nosso presidente refletisse um pouco, talvez em vez de jogar o futebol do fim de semana, e se lembrar de que o único setor que esta sustentando nossa economia é o setor AGROPECUARIO. Seria muito bom que ele não se esquecesse disso.

    Névio Primon de Siqueira