Governo do Rio Grande do Sul lança Expointer 2002
10 de julho de 2002
Brasil considera positiva reforma agrícola da UE
12 de julho de 2002

Ministro da Agricultura do Japão afirma que EEB está controlada

Um novo sistema de controle nas fazendas levará ao fim da crise da encefalopatia espongiforme bovina (EEB) no Japão, disse o ministro da Agricultura do país, Tsutomu Takebe, na quinta-feira passada. Takebe assegurou que “não há nada com o que se preocupar” com relação a informações divulgadas de que as vacas não estavam sendo levadas para os abatedouros para evitar que fossem testadas para a EEB. “O número desses animais é menor do que 30 mil agora, apesar de já ter sido 58 mil há algum tempo”.

Em setembro passado, o Japão se tornou o primeiro país da Ásia a apresentar um caso de EEB, desencadeando no país um medo com relação à saúde pública entre a população de todo o país, o que causou uma queda abrupta no consumo e nas exportações de carne bovina. Os animais mais velhos estão relacionados com os maiores riscos.

Devido ao medo gerado pela crise da EEB no Japão, 62 companhias entraram em falência com as dívidas combinadas de todas totalizando 38,7 bilhões de ienes (US$ 322,446 milhões).

O Ministério da Agricultura japonês respondeu à crise determinando que deveriam ser feitos testes nos produtos derivados de carne bovina antes que estes chegassem ao mercado, estando ou não o animal em questão apresentando algum sintoma da doença.

Takebe também esquematizou na semana passada um sistema de testes que ele disse que os animais terão que se submeter para garantir que o país está totalmente livre da doença. Se algum animal for detectado com a doença, todos os demais animais que estiveram em contato com ele deverão ser inspecionados, enquanto os animais afetados serão sacrificados. Além disso, as propriedades rurais serão recompensadas pelas perdas financeiras.

No entanto, de acordo com Takebe, ainda serão necessários mais testes, que deverão ter início no próximo ano. Além disso, os consumidores japoneses poderão ficar mais tranqüilos com a introdução de uma rotulagem especial do governo nos produtos supervisionados.

“Os consumidores estão preocupados sobre onde e quando os alimentos são produzidos”. Sendo assim, a “Marca Nippon” será introduzida em todos os produtos agrícolas no próximo ano, segundo Takebe.

Fonte: MeatPoultry.com, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.