O ministro da Agricultura, Pratini de Moraes, disse hoje, em entrevista ao programa Bom Dia Brasil, da TV Globo, que não vê na crise argentina nenhuma ameaça à economia brasileira. Ele admite que possa haver uma redução nas exportações de carne suína, mas disse que o Brasil está aumentando as exportações, diversificando os mercados, conquistando novas áreas e diversificando também os produtos.
O ministro disse ainda que tem certeza que Mercosul vai prosperar e será uma saída para ajudar a Argentina a superar as dificuldades. Ele considerou importante as declarações do novo presidente argentino, Eduardo Duhalde, de que vai apoiar o Mercado Comum.
Pratini de Moraes acompanhará o presidente Fernando Henrique Cardoso na viagem a Rússia e Ucrânia, na segunda quinzena de janeiro. Segundo o ministro, a Rússia hoje é o principal importador do Brasil de carne suína, e o objetivo agora é obter a abertura no país da exportação de carne bovina brasileira. “Não tenho dúvidas de que vamos ampliar a exportação de carne suína e bovina para a Rússia, depois vamos buscar o mercado chinês, o mercado japonês e vamos recomeçar as negociações com os Estados Unidos para exportar carne bovina. O importante neste momento é que o agronegócio brasileiro vem aumentando as exportações e diversificando mercados”, disse o ministro.
Para ele, a entrada do euro como moeda única na Europa não vai ampliar as barreiras para as exportações.
Fonte: Estado de São Paulo, adaptado por Equipe BeefPoint