RS: Expofeira tem 955 animais inscritos
22 de setembro de 2003
RS: cabanha Reconquista fecha parceria com cabanha de Alegrete
22 de setembro de 2003

Missão brasileira avalia sistema sanitário do Paraguai

Uma missão da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), avaliará, nesta semana, as condições sanitárias do Paraguai. Desde julho deste ano, o Brasil não importa animais vivos (bovinos, bubalinos, suínos e ovinos) e seus produtos e subprodutos daquele mercado, em razão do surgimento de um foco de febre aftosa no Departamento de Boquerón, na fronteira com a Argentina e a Bolívia. O objetivo da visita dos técnicos do Mapa é verificar se o País já pode retomar as importações de carne desse vizinho.

De acordo com diretor substituto do Departamento de Defesa Animal (DDA), Jamil Gomes de Souza, a missão viajou para o Paraguai ontem (21). Durante uma semana, os técnicos brasileiros vão visitar os escritórios de atenção veterinária paraguaios para avaliar o trabalho de prevenção contra a doença.

Hoje, o Brasil só importa leite e couro tratado daquele mercado. Antes da ocorrência do foco de aftosa em Boquerón, o mercado brasileiro importava entre 65% e 70% de todas as vendas externas de carne bovina dessossada e maturada do Paraguai.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.