O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Gabriel Alves Maciel, embarca hoje para Moscou como chefe da missão que vai negociar com o governo russo o fim do embargo às carnes brasileiras. De acordo com Maciel, serão discutidas as últimas pendências técnicas para acabar com as barreiras à importação de carne brasileira.
A reunião técnica acontece na quinta-feira (03), quando a missão brasileira será recebida pelos representantes do Serviço Federal de Supervisão Veterinária e Fitossanitária da Rússia. A previsão é de que, após esse encontro, a Rússia determine o fim do embargo, que teve início em setembro de 2004, quando ocorreu um foco de febre aftosa no município de Careiro do Várzea, no Amazonas.
Acompanharão Maciel o coordenador geral de Programa de Combate às Doenças, Jamil Souza, o assessor especial do Mapa, Maçao Tadano, e o superintendente federal de Agricultura do Rio Grande do Sul, Francisco Signor. Representantes da iniciativa privada e do governo do Rio Grande do Sul também integrarão a comitiva, mas não participarão da reunião técnica.
O Mapa já havia encaminhado ao Serviço Federal de Supervisão Veterinária e Fitossanitária da Rússia, neste mês, um relatório com informações adicionais sobre o sistema de vigilância sanitária do Brasil. Esse relatório respondia a todos os questionamentos feitos pela equipe de veterinários russos que visitou o Brasil no período de 15 a 28 de novembro de 2004.
Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint