Roberto Rodrigues: UE não amplia embargo
21 de dezembro de 2005
CPMI sobre cartel deve sair em 2006
21 de dezembro de 2005

Missão brasileira tenta flexibilizar embargo russo

Técnicos do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) reúnem-se hoje, em Moscou, com autoridades sanitárias russas para discutir a flexibilização do embargo imposto por aquele país à carne brasileira.

O encontro acontece oito dias após a Rússia embargar exportações de carne suína, bovina e de aves, subprodutos, leite e lácteos, insumos, animais susceptíveis e equipamentos de manutenção, processamento e abate dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Minas Gerais.

O atraso no envio na missão causou descontentamento na Rússia. “O Brasil deveria ter se explicado logo após o surgimento do foco, e não dois meses depois”, diz fonte da embaixada russa.

Apesar daquilo que qualificou como “passividade” do Ministério da Agricultura, a fonte diz que a Rússia ainda prefere comprar carne do Brasil a outras origens. “O produto tem preço bom e qualidade. Além disso, temos excelentes relações com o governo brasileiro e queremos desenvolver ainda mais o comércio entre os dois países”.

Fonte: Mapa e Gazeta Mercantil (por Lucia Kassai), adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.