UE não amplia embargo a carne brasileira
20 de dezembro de 2005
Beef CRC – Beef Genetics Technologies, Austrália
22 de dezembro de 2005

Missão brasileira tenta flexibilizar embargo russo

Técnicos do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) reúnem-se hoje, em Moscou, com autoridades sanitárias russas para discutir a flexibilização do embargo imposto por aquele país à carne brasileira.

O encontro acontece oito dias após a Rússia embargar exportações de carne suína, bovina e de aves, subprodutos, leite e lácteos, insumos, animais susceptíveis e equipamentos de manutenção, processamento e abate dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Minas Gerais.

O atraso no envio na missão causou descontentamento na Rússia. “O Brasil deveria ter se explicado logo após o surgimento do foco, e não dois meses depois”, diz fonte da embaixada russa.

Apesar daquilo que qualificou como “passividade” do Ministério da Agricultura, a fonte diz que a Rússia ainda prefere comprar carne do Brasil a outras origens. “O produto tem preço bom e qualidade. Além disso, temos excelentes relações com o governo brasileiro e queremos desenvolver ainda mais o comércio entre os dois países”.

Fonte: Mapa e Gazeta Mercantil (por Lucia Kassai), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.