Síntese Agropecuária BM&F – 28/11/02
28 de novembro de 2002
Vacinação não será prorrogada no Mato Grosso
29 de novembro de 2002

Missão brasileira tenta reabrir mercado chileno

Uma missão do governo brasileiro vai ao Chile na próxima terça-feira (03) tentar resolver o impasse criado com o fechamento da fronteira para produtos bovinos do Mato Grosso do Sul, em vigor desde o dia 7 de novembro, devido ao foco de febre aftosa no Paraguai, na fronteira com o município de Sete Quedas. O Chile poderá sofrer represálias se não liberar a comercialização desses produtos de origem animal.

Em audiência com o embaixador do Chile no Brasil, Carlos Eduardo Mena, o ministro da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (Mapa), Marcus Vinícius Pratini de Moraes, obteve a garantia de que o problema seria resolvido.

O secretário de defesa agropecuária do Mapa, Luiz Carlos de Oliveira, disse que a missão pretende ainda estabelecer padrões técnicos em relação à sanidade animal quanto aos produtos avícolas e suínos, baseada nas normas do Mercosul e da Organização Internacional de Epizootias (OIE). “Se eles continuarem desrespeitando as normas, estarão habilitando o Brasil a fazer o mesmo”, disse. Oliveira salientou que o Chile depende do País para a comercialização de vinhos e frutas.

Fonte: Gazeta Mercantil (por Neila Baldi), adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.