O Presidente da Associação Brasileira de Frigoríficos(Abrafrigo), Péricles Salazar solicitou hoje (terça-feira), ao Ministério da Agricultura (Mapa), a anulação e uma nova edição das circulares da CGPE (Coordenação Geral de Programas Especiais), órgão vinculado ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), que definiram os frigoríficos brasileiros que serão visitados por uma missão chilena, com vistas a reabertura das exportações para aquele país. "Não houve justiça, impessoalidade, imparcialidade e transparência no critério da escolha das plantas que poderão se tornar exportadoras para o mercado chileno por parte da CGPE/Dipoa", disse Péricles Salazar.
O Presidente da Associação Brasileira de Frigoríficos(Abrafrigo), Péricles Salazar solicitou hoje (terça-feira), ao Ministério da Agricultura (Mapa), a anulação e uma nova edição das circulares da CGPE (Coordenação Geral de Programas Especiais), órgão vinculado ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), que definiram os frigoríficos brasileiros que serão visitados por uma missão chilena, com vistas a reabertura das exportações para aquele país.
“Não houve justiça, impessoalidade, imparcialidade e transparência no critério da escolha das plantas que poderão se tornar exportadoras para o mercado chileno por parte da CGPE/Dipoa”, disse Péricles Salazar.
Segundo ele, numa reunião preparatória entre as entidades que representam o setor de carne bovina e o Mapa, ficou acertado que cada entidade faria indicação de suas plantas. Como o total é de 20, a Abrafrigo indicou 10 frigoríficos. “O prazo para indicação dos frigoríficos se esgotava na segunda-feira passada (22) e a Abrafrigo tomou conhecimento das circulares 931 a 935/2008 da CGPE, assinadas por Ari Crespim dos Anjos, antes mesmo do enceramento do prazo, e que para surpresa geral, indicavam apenas três plantas de frigoríficos ligadas à Abrafrigo. Por isso, estamos solicitando uma nova avaliação do ministério por que elas não atendem critérios justos e imparciais”, completou o presidente.
As informações são da Abrafrigo.