Encontro Boi Verde 2002 discute segurança alimentar e rastreabilidade
13 de maio de 2002
Feicorte mostrará o programa Brazilian Beef
15 de maio de 2002

Missão chilena vistoria os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Os Médicos veterinários do Serviço Agrícola e Pecuário do Chile, Claudio González e Nelson Ferrat, chegam hoje pela manhã em Pelotas, quando conhecem as instalações da Inspetoria Veterinária e Zootécnica (IVZ). O coordenador adjunto da Coordenadoria Regional da Agricultura, Mário Schuster, acompanha a visita. Segundo ele, à tarde os técnicos vão inspecionar uma propriedade rural. Amanhã pela manhã, a inspeção ocorre no frigorífico Extremo-Sul, no Capão do Leão. À tarde dirigem-se ao Rio Grande, para conhecer a Inspetoria local, e à noite voltam a Pelotas, quando visitam uma feira de gado.

O diretor do frigorífico Extremo-Sul, José Alfredo Knorr, acredita que nas primeiras semanas de junho, o Rio Grande do Sul estará exportando novamente para o Chile. Segundo ele, o Uruguai, que teve incidência bem maior de casos de aftosa, já retomou as exportações para o Chile e não vê motivos para que o Rio Grande do Sul também não volte a exportar.

O Chile suspendeu as importações de carne gaúcha em 2000, com o surgimento dos primeiros casos de febre aftosa, no município de Jóia.

Ontem, os chilenos reuniram-se com representantes da Delegacia Federal de Agricultura e visitaram o Laboratório de Análise de Referência Animal (Lara), em Porto Alegre. Na quinta e sexta-feira, eles estarão em Caxias do Sul, quando visitam uma propriedade e realizam inspeção no frigorífico Frangosul. Na segunda-feira, eles estarão em Chapecó, em Santa Catarina, com inspeção marcada no frigorífico Aurora. A missão ao Brasil será encerrada na quarta-feira (22/05), durante reunião com representantes da Delegacia Federal de Agricultura em Santa Catarina.

Fonte: Correio do Povo/RS e Diário Popular/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.