A missão de veterinários da União Européia que esteve ontem (09) em Goiás aprovou os procedimentos sanitários aplicados aos produtos de origem animal que estão sendo importados do Estado. De acordo com o chefe de Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Delegacia Federal de Agricultura em Goiás, Marcius Ribeiro de Freitas, a equipe de veterinários da UE visitou o Friboi e o comércio varejista de produtos veterinários.
No Friboi, eles verificaram os procedimentos e colheram amostras para controle de resíduos biológicos. Já no comércio observaram a forma de controle dos medicamentos e como é feita a fiscalização dos órgãos de controle de sanidade. A missão terá uma reunião no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília, hoje, para fazer a avaliação final do que eles viram. Porém, Freitas garante que a visita foi bastante satisfatória.
Russos
Hoje chega a Goiânia a missão veterinária russa, com o objetivo de habilitar novos frigoríficos para exportação àquele país. Serão visitados os frigoríficos Centro-Oeste, em Goianira, e o Margem, em Rio Verde.
Segundo Freitas, alguns frigoríficos que podem ser habilitados são o Francofabril, de Cachoeira Alta, e o Frigorífico Persa, em Cezarina. Estas empresas recebem a visita dos russos no próximo dia 30 de julho.
Fonte: Diário da Manhã/GO (por Antonia de Castro), adaptado por Equipe BeefPoint