A missão européia que chega no próximo domingo ao Brasil para inspecionar estabelecimentos exportadores de carne bovina desembarca dia 6 de setembro no Rio Grande do Sul, onde permanece até o dia 12.
De acordo com o diretor técnico da Superintendência Federal do Mapa/RS, José Severo, o cronograma preliminar prevê visitas na Capital, no Laboratório de Referência Agropecuária (Lanagro) e a uma certificadora.
Em Quaraí será inspecionada a unidade de vigilância agropecuária e em Uruguaiana e Livramento há indicação de visitas às inspetorias veterinárias da SAA e a propriedades rurais não incluídas no Sisbov. Um frigorífico que abate eqüinos e uma propriedade registrada no Sisbov serão alvos de vistoria em Pelotas.
Para o presidente da Comissão de Pecuária de Corte da Farsul, Fernando Adauto, “a área de maior cuidado é a rastreabilidade, foco da missão”.
Maior compradora de carne bovina brasileira, 61,7% das importações do bloco em 2004, ”a UE tem reduzido a produção e elevado o déficit de carne bovina”, tornando vital a vinda dos europeus, cuja análise é referência a outros mercados.
Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint