Uma missão técnica da União Européia (UE) começou ontem (30), em Brasília, uma visita destinada a avaliar serviços veterinários e controle de resíduos e contaminantes em alimentos de origem animal exportados para o bloco europeu.
A missão, composta por três técnicos do Food and Veterinary Office, da Comissão Européia, após reunir-se com técnicos da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) e do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) viajou para Porto Alegre (RS).
A partir de hoje eles cumprirão uma extensa agenda de inspeção a laboratórios oficiais e credenciados pelo Mapa, abatedouros de aves e bovinos, fábricas de ração animal, estabelecimentos que comercializam esses insumos, além de fazendas e granjas produtoras de carnes bovina e de aves.
A missão percorrerá, no total, seis estados: RS, SC, PR, SP, RJ e GO, retornando à Brasília no dia 10, quando apresentará aos técnicos da SDA o resultado das auditorias realizadas.
Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), adaptado por Equipe BeefPoint