Katayama Agropecuária realizará 1o Leilão N’Elite de Touros Nelore em Água Boa (MT)
19 de agosto de 2002
RS: rebanho da região sul recebe reforço antiaftosa
21 de agosto de 2002

Missão do Nafta visita Brasil este ano para inspecionar rebanho bovino e frigoríficos

Os governos dos Estados Unidos, Canadá e México enviam ainda neste ano ao Brasil uma missão técnica para avaliar a sanidade do rebanho bovino brasileiro e inspecionar os frigoríficos das principais regiões produtoras. A visita integra o processo de análise de risco necessário a abertura de mercados e pode antecipar o acesso da carne bovina in natura brasileira nos países do Nafta (Acordo de Livre Comércio da América do Norte).

A vinda da missão conjunta foi negociada pelo secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luiz Carlos Oliveira, que está em visita técnica nos Estados Unidos e Canadá. Ele obteve do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos e da Agência Canadense de Inspeção de Alimentos a garantia do envio da missão até o início de novembro.

Em maio deste ano, Oliveira entregou ao governo norte-americano a documentação com informações sobre a sanidade do rebanho bovino brasileiro. A primeira visita técnica estava prevista inicialmente para fevereiro de 2003. “Embora o processo seja longo, acredito que essa visita poderá abreviar a abertura desses novos mercados”, disse. Durante duas semanas, a missão multilateral conhecerá a condição sanitária dos rebanhos dos estados dos Circuitos Pecuários Sul, Leste e Centro-Oeste.

Com a vinda da missão esse processo poderá ser concluído e, se as autoridades sanitárias desses países aprovarem o programa sanitário local, deve ocorrer a habilitação das empresas interessadas em exportar. “A visita irá antecipar a análise de risco, ajudando a abrir mais rápido esses mercados”, disse o secretário. As negociações começaram em abril deste ano, quando o ministro Marcus Vinicius Pratini de Moraes esteve reunido com a secretária de Agricultura, Ann Veneman, em Washington.

Os Estados Unidos e o Canadá são dois importantes mercados mundiais para a carne bovina brasileira. O Brasil tem interesse em suprir a demanda de carne in natura que não é suprida pelas empresas americanas, como por exemplo, a exigida pela indústria de hambúrguer (carne magra de dianteiro), explicou Oliveira.

No ano passado, as exportações brasileiras de carne totalizaram US$ 2,5 bilhões, o que representou US$ 1 bilhão a mais que em 2000. Para este ano, apesar da queda nos preços internacionais, a meta é aproveitar a abertura dos mercados.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e O Estado de São Paulo (por Gecy Belmonte), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.