Austrália tem queda de 11% em volume nas exportações de carne bovina
20 de agosto de 2002
Preço da carne se recupera na UE
20 de agosto de 2002

Missão do Nafta visita Brasil este ano para inspecionar rebanho bovino e frigoríficos

Os governos dos Estados Unidos, Canadá e México enviam ainda neste ano ao Brasil uma missão técnica para avaliar a sanidade do rebanho bovino brasileiro e inspecionar os frigoríficos das principais regiões produtoras. A visita integra o processo de análise de risco necessário a abertura de mercados e pode antecipar o acesso da carne bovina in natura brasileira nos países do Nafta (Acordo de Livre Comércio da América do Norte).

A vinda da missão conjunta foi negociada pelo secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luiz Carlos Oliveira, que está em visita técnica nos Estados Unidos e Canadá. Ele obteve do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos e da Agência Canadense de Inspeção de Alimentos a garantia do envio da missão até o início de novembro.

Em maio deste ano, Oliveira entregou ao governo norte-americano a documentação com informações sobre a sanidade do rebanho bovino brasileiro. A primeira visita técnica estava prevista inicialmente para fevereiro de 2003. “Embora o processo seja longo, acredito que essa visita poderá abreviar a abertura desses novos mercados”, disse. Durante duas semanas, a missão multilateral conhecerá a condição sanitária dos rebanhos dos estados dos Circuitos Pecuários Sul, Leste e Centro-Oeste.

Com a vinda da missão esse processo poderá ser concluído e, se as autoridades sanitárias desses países aprovarem o programa sanitário local, deve ocorrer a habilitação das empresas interessadas em exportar. “A visita irá antecipar a análise de risco, ajudando a abrir mais rápido esses mercados”, disse o secretário. As negociações começaram em abril deste ano, quando o ministro Marcus Vinicius Pratini de Moraes esteve reunido com a secretária de Agricultura, Ann Veneman, em Washington.

Os Estados Unidos e o Canadá são dois importantes mercados mundiais para a carne bovina brasileira. O Brasil tem interesse em suprir a demanda de carne in natura que não é suprida pelas empresas americanas, como por exemplo, a exigida pela indústria de hambúrguer (carne magra de dianteiro), explicou Oliveira.

No ano passado, as exportações brasileiras de carne totalizaram US$ 2,5 bilhões, o que representou US$ 1 bilhão a mais que em 2000. Para este ano, apesar da queda nos preços internacionais, a meta é aproveitar a abertura dos mercados.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e O Estado de São Paulo (por Gecy Belmonte), adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.