Uma missão técnica do Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar dos Estados Unidos chegará ao Brasil amanhã para conhecer o sistema de inspeção e vigilância sanitária do Ministério da Agricultura. A vinda dos técnicos do Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar dos EUA foi motivada pela retirada do mercado americano de pelo menos 740 toneladas de “corned beef” (carne cozida enlatada) exportada pelo frigorífico Quatro Marcos e que estava sendo comercializada no varejo americano.
Na visita, os técnicos americanos irão, além de se reunir com os representantes do Ministério da Agricultura (MAPA), visitar estabelecimentos comerciais exportadores de carne e produtos de origem bovina e os laboratórios de análises do governo localizados em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul. O roteiro da viagem será definido amanhã, quando haverá a primeira reunião no ministério.
Segundo o chefe de Comércio Internacional do MAPA, Marcelo Mazzini, a missão ficará no país até o início de fevereiro.
De acordo com o diretor do Sicadergs, Zilmar Moussale, trata-se de uma missão de rotina, que vem anualmente ao Brasil a fim conferir se o governo está cumprindo as normas de garantia de segurança alimentar que o governo, o mercado e o consumidor dos EUA exigem dos exportadores. O diretor da ABIEC, Ênio Marques, disse que os técnicos vêm verificar a fidelidade das respostas do MAPA a um questionário enviado. “Eles querem saber como os mercados do país estão organizados em relação aos compromissos internacionais firmados, como os controles de produção e sanidade”, assinala Marques.
Fonte: Paraná Online e Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint