A missão do governo americano que inspecionará os frigoríficos nacionais chega ao Brasil na próxima terça-feira (31), segundo técnicos da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura. Até sexta-feira da próxima semana (3), os veterinários dos Estados Unidos estarão reunidos com técnicos do Mapa na sede da Superintendência da Agricultura e Pecuária, em São Paulo.
Nas reuniões que acontecerão será definido o calendário das visitas que os veterinários farão aos frigoríficos que tinham autorização para vender carne bovina industrializada para os Estados Unidos. Desde o dia cinco de maio o comércio está suspenso. O Mapa decidiu suspender temporariamente a emissão de certificados sanitários para 28 estabelecimentos que exportam carne bovina para o mercado americano.
A medida foi classificada pelo governo brasileiro como “preventiva”. Ela foi tomada para que fossem feitas adequações no serviço de inspeção sanitária e nas operações dos frigoríficos. As mudanças foram apontadas como necessárias tanto pelo ministério quanto pela missão americana que esteve no Brasil entre no período de 9 de março a 14 de abril.
O ministério encaminhou aos Estados Unidos uma lista com o nome de dez frigoríficos exportadores que já podem ser vistoriados por técnicos americanos. A lista encaminhada pelo ministério inclui os frigoríficos Marfrig, Jack Links, Ferreira, Sadia, Minerva e Frisa, além de duas unidades do Bertin e outras duas do Friboi.
Fonte: Estadão/Agronegócios (por Fabíola Salvador), adaptado por Equipe BeefPoint