Uma nova missão veterinária dos Estados Unidos chega amanhã ao Brasil para inspecionar oito frigoríficos nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Os norte-americanos visitarão também quatro laboratórios agropecuários oficiais (Lanagro) com sede em Campinas (SP), Pedro Leopoldo (MG), Recife e Porto Alegre e seis laboratórios privados em São Paulo, Mato Grosso e Rio de Janeiro.
A equipe, composta por quatro técnicos, reúne-se quinta-feira, às 10h, com o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Nelmon Oliveira, na Superintendência Federal de Agricultura em São Paulo.
Na oportunidade será finalizado o roteiro de visitas e reuniões técnicas que se estendem até o dia 27. Oliveira acredita que, após a inspeção, novos estabelecimentos serão habilitados a exportar carne bovina industrializada para os EUA.
Na semana passada, os norte-americanos retomaram as compras de seis frigoríficos, cujas exportações haviam sido suspensas preventivamente pelo Mapa, em maio último. A decisão foi tomada após fiscalização nesses estabelecimentos. Em agosto virá uma nova missão para auditar outros 14 frigoríficos.
Para reforçar o sistema de defesa sanitária animal e vegetal, o Mapa convocou 100 novos fiscais federais agropecuários que, após treinamento, passarão a atuar nos estados.
Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint
0 Comments
Prezados visitantes do Beefpoint,
Vocês acham que com brincos, licenças, computadores, inspetores, certificadores, etc vai mudar?
A desconfiança dos gringos só muda se a inspeção dos frigoríficos se tornar confiável.
Com SISBOV ou sem SISBOV, é isso aí, para nosso ruborizar.
Saudações,
Fernando Penteado Cardoso