Exportação chilena de carne bovina aumenta 350%
26 de julho de 2005
Agronegócio x marketing: abre-se uma nova porteira
28 de julho de 2005

Missão dos EUA reúne-se hoje em SP

Hoje, em São Paulo, em uma reunião com autoridades brasileiras que deverá contar com a presença do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, a missão americana que esteve vistoriando plantas frigoríficas no Brasil dará o veredicto, ou seja, se as exportações serão retomadas, ou não. De sexta-feira até ontem, os quatro técnicos americanos estiveram reunidos em São Paulo, analisando os dados coletados.

A unidade do frigorífico Friboi, localizada em Araputanga (MT), passou sem problemas pela inspeção de técnicos que integram a missão norte-americana que está no país auditando as condições higiênico-sanitárias dos frigoríficos que têm habilitação para exportar carne cozida enlatada para aquele país.

A chefe do Serviço de Inspeção de Produtos Agropecuários (Sipag), da Superintendência Federal de Agricultura (SFA/MT), Judi Maria da Nóbrega, explica que a reabilitação das plantas ao mercado norte-americano, vai depender do conjunto Brasil. “Por mais que a avaliação das unidades mato-grossenses tenham sido satisfatórias, dependemos dos outros estados”, frisa.

O diretor de originação (compras) do grupo Friboi, Artêmio Listone, indústria com quatro unidades em Mato Grosso (Várzea Grande, Barra do Garças, Araputanga e Cáceres), conta que todo o processo da planta, do recebimento do gado a expedição do produto, foram vistoriados, “e nenhuma observação feita”.

De acordo com ele, a proibição de vendas para os EUA, decretada em 5 de maio, obrigou a empresa a redirecionar a produção de carne cozida, para a Europa. “Mas este tipo de vendas (carne cozida) representa menos de 10% do volume das exportações do grupo”, considera.

Listone preferiu não revelar números dos volumes exportados neste primeiro semestre. E disse que cada uma das plantas em Mato Grosso possui capacidade integral de abater 3,5 mil cabeças/dia.

Fonte: Diário de Cuiabá/MT (por Marianna Peres), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.