A missão técnica da União Européia encerrou ontem (10) a visita de avaliação do sistema brasileiro de controle de resíduos e contaminantes em alimentos de origem animal, destinados ao mercado europeu.
Composta por três técnicos do Food and Veterinary Office (Departamento de Inspeção Alimentar e Veterinária) da Comissão Européia, a missão visitou laboratórios oficiais e privados, abatedouros de aves e bovinos, fábricas de ração animal, estabelecimentos que comercializam insumos, além de fazendas e granjas no RS, SC, PR, SP, RJ e GO.
Após reunirem-se com técnicos dos departamentos de Inspeção de Produtos de Origem Animal, de Defesa Animal e de Fomento e Fiscalização de Produção Animal, os três veterinários foram recebidos pelo secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Amauri Dimarzio.
A missão, que retorna hoje para a Europa, encaminhará à Secretaria de Defesa Agropecuária, num prazo de 20 dias úteis, o relatório preliminar, que será avaliado e respondido pelos técnicos do Mapa em 25 dias úteis. O relatório final será formalizado 20 dias após o recebimento da resposta brasileira.
A visita, que se começou no dia 30 de junho, foi a primeira realizada este ano por técnicos da União Européia com o objetivo específico de avaliar o sistema brasileiro de controle de resíduos em produtos de origem animal, como antimicrobianos, hormônios e metais pesados.
Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), adaptado por Equipe BeefPoint