A vinda da missão européia ao Brasil e também a Mato Grosso do Sul foi adiada. A programação inicial, marcada para o próximo dia 14, foi alterada e transferida para o dia 29 de agosto. A informação foi confirmada pelo secretário de Produção e Turismo (Seprotur), Dagoberto Nogueira Filho.
Conforme informações da assessoria de imprensa da Seprotur, Nogueira conversou por telefone com o secretário Nacional de Defesa Agropecuária do Mapa, Gabriel Alves. Segundo o secretário, o motivo da alteração está diretamente ligado ao período de permanência da missão no Brasil. “Com a inclusão do estado do Mato Grosso na programação, somando um total de cinco estados a serem visitados, houve a necessidade de ampliar o período de permanência da missão no país, que até então seriam de 20 dias”, explicou.
Desde 1992 os produtores de 14 municípios pantaneiros e peri-pantaneiros têm restrição e não podem exportar a carne bovina. O veto tira cerca de R$ 1 milhão ao mês dos pecuaristas que recebem de forma diferenciada pela arroba em função do problema.
Fonte: Campo Grande News (por Aline Rocha), adaptado por Equipe BeefPoint