Boviplan promove oitava edição de curso sobre pecuária intensiva em Campinas
5 de setembro de 2005
Publique lança livro Nelore, Retratos de uma Raça
8 de setembro de 2005

Missão européia termina visita a MT

Os técnicos da União Européia (UE) encerram hoje sua visita em Mato Grosso. Ontem, eles percorreram o município de Porto Esperidião, onde visitaram uma propriedade não cadastrada no Sisbov, uma unidade do Indea (Instituto de Defesa Agropecuária) e uma revenda de produtos agropecuários.

De Porto Esperidião, a comitiva parte para Cuiabá, após o almoço, e embarca para Porto Alegre (RS), às 17h. De acordo com o presidente do Indea, Décio Coutinho, a missão verificou questões sanitárias e de certificação. A primeira parada ocorreu em Colniza. O resultado deve ser conhecido somente no relatório final, previsto para ser divulgado 30 dias após as vistorias.

Em Mato Grosso, a missão veterinária visitou as cidades de Guarantã do Norte e Colniza, Pontes de Lacerda e Porto Esperidião. “Há cinco anos Mato Grosso tenta obter a liberação para a comercialização de carne in natura com os países europeus. Esperamos dessa vez que o trabalho de defesa e controle sanitário, desenvolvido pelo Estado no setor, satisfaça as exigências técnicas da Europa”, observou Coutinho.

Além de Mato Grosso, outros seis estados brasileiros estão no roteiro dos europeus: Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Espírito Santo. A prioridade dos técnicos é quanto ao modelo de rastreabilidade e as propostas de alteração, as quais foram parcialmente rejeitadas em junho pelo bloco.

Fonte: Folha do Estado/MT (por Joana Dantas), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.