Chuvas e mercado interno fraco pressionam @
27 de janeiro de 2004
EUA restringem o uso de proteína animal em ração
28 de janeiro de 2004

Missão japonesa chega ao Brasil em fevereiro

Uma missão de empresários japoneses chega ao Brasil na primeira quinzena de fevereiro com a intenção de comprar mais carnes, frutas e ovos. Eles devem continuar as negociações iniciadas pelas autoridades brasileiras nesta semana.

“Nos contatos que mantivemos com os empresários e autoridades governamentais japonesas, encontrei um ambiente favorável e receptivo, que resultará na ampliação das exportações brasileiras para este mercado”, disse o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Maçao Tadano. Ele lidera a delegação que está negociando a abertura dos mercados do Japão, Coréia e Taiwan aos produtos brasileiros.

Para aproveitar o momento favorável que se vislumbra nesses países asiáticos, em decorrência da “vaca louca” nos Estados Unidos, e da gripe do frango em oito países da região, o ministro Roberto Rodrigues vai estimular empresários brasileiros a participarem da maior feira de agronegócios da Ásia. Trata-se da Foodex-Japão, que será promovida em Tóquio entre 9 e 12 de março deste ano. Cerca de 100 mil interessados em comprar e vender produtos agropecuários devem comparecer ao evento.

Segundo Tadano, a vinda da missão japonesa ao Brasil deve acelerar o processo de abertura daquele mercado para a carne bovina. Com a suspensão das importações do produto procedente dos Estados Unidos, a carne que era comercializada no varejo a U$ 37 o quilo no Japão já subiu 5% neste final de semana.

Ele disse ainda que o Japão consome anualmente cerca de 930 mil toneladas de carne e importa cerca de 560 mil toneladas, sendo 240 mil dos EUA. “Há um clima favorável ao Brasil na ampliação das exportações desses produtos”, destacou.

Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.