Leilão ofertará dois mil bovinos em São José do Rio Preto/SP
6 de agosto de 2003
Missão dos EUA vistoriou escritórios do Mapa no RS
8 de agosto de 2003

Missão norte-americana chega ao RS

Chega hoje ao Rio Grande do Sul a missão técnica norte-americana que fará a inspeção de postos de fronteiras, escritórios veterinários e serviços de defesa animal. A comitiva do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) realizará vistorias nos municípios de Uruguaiana, Santana do Livramento, Bagé e Alegrete a fim de avaliar as condições técnicas dos estabelecimentos para a importação de carne bovina in natura.

Antes de cumprir o roteiro, o grupo participará de uma rápida reunião na Delegacia Federal do Ministério da Agricultura, em Porto Alegre, quando serão apresentadas as ações e controles realizados na área sanitária no Estado.

Da aprovação dos norte-americanos depende a abertura do mercado para carne in natura, nunca vendida antes pelo Brasil aos EUA. O delegado federal do Mapa no RS, Francisco Signor, está confiante no sucesso das negociações, pelo fato de o status sanitário do RS ser o mesmo do Uruguai, que também registrou focos de aftosa, mas já está autorizado a vender aos EUA.

O diretor-executivo do Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados do RS (Sicadergs), Zilmar Moussale, também espera pelo passaporte, que permitirá ingresso nos mercados canadense e mexicano. “Temos grandes chances de passar na análise de risco, uma vez que SC não vacina e o Uruguai está liberado”. Segundo o dirigente, a cota brasileira será de 30 mil toneladas de recortes de dianteiro para produção de hambúrguer, volume isento de imposto.

Mas, mesmo com aprovação do USDA, a liberação da carne brasileira ainda terá de enfrentar uma consulta pública, onde serão ouvidos criadores e indústrias norte-americanas. Com isso, a previsão do Sicadergs é de que a abertura do mercado ocorra no prazo de um ano. Até lá, os negócios brasileiros com os EUA se restringirão à carne cozida enlatada.

Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.