Vallée promove encontro entre os elos da cadeia carne
7 de julho de 2005
MS: pressionado, governo adia entrada de gado paraguaio
11 de julho de 2005

Missão norte-americana faz vistorias no MT

A missão norte-americana que está no Brasil desde quarta-feira chega hoje ao Mato Grosso para auditar o frigorífico da Sadia em Várzea Grande. A auditoria se estende, na próxima semana, à planta do Friboi, em Araputanga.

A chefe do Serviço de Inspeção de Produtos Agropecuários (Sipag), da Superintendência Federal de Agricultura (SFA/MT), Judi Maria da Nóbrega, explica que as plantas frigoríficas de Mato Grosso, que serão reavaliadas a partir de hoje estão prontas parar retornarem às exportações com este país. “Todos os cuidados foram tomados, assim como todas as medidas corretivas sugeridas, desde o que se aplicava ao pessoal, com treinamento e outras regulamentações”.

Judi explica que a confiança está em função de que “nenhum problema com relação à higiene e sanidade foram detectados. São apenas detalhes que nos cobraram e tivemos tempo de correr atrás disso”.

As exigências específicas, para o atendimento do mercado norte-americano, se concentram, segundo Judi, em três pontos: Boas Práticas de Fabricação (BPF), Procedimento-Padrão de Higiene Operacional (PPHO) e Análise de Perigo e Ponto Crítico de Controle (APPCC). Ele explica, que o atendimento à exigência deve ser feito pela empresa.

“Tudo o que é pedido é realizado, mas os norte-americanos querem tudo anotado em formulários. E no dia 16, o Ministério normatizou isso. Outro ponto que a missão cobrou foi um contingente maior de fiscais federais, ou seja, de pessoal do ministério nas plantas. Só para as três plantas estaduais no Mato Grosso, foram convocados 49 agentes de inspeção e 19 fiscais federais.

Fonte: Diário de Cuiabá/MT (por Marianna Peres), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.