A missão técnica do governo da Rússia para negociar o fim do embargo às carnes brasileiras está hoje no interior de São Paulo. De acordo com o diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne (Abiec), Antônio Camardelli, o grupo visita pela manhã uma central de produção de vacina localizada na região de Paulínia. A visita deve ser feita à sede da empresa Merial.
O grupo segue amanhã para Maringá (PR), onde visitará o frigorífico Margen. De acordo com Camardelli, essa visita será feita porque a Rússia suspendeu o embargo do produto fornecido por Santa Catarina e os técnicos querem vistoriar frigoríficos em estados limítrofes a Santa Catarina.
Na sexta-feira, o grupo pode visitar a região de Careiro da Várzea, no Amazonas, onde foi registrado o foco de aftosa que culminou no embargo da Rússia às carnes brasileiras. Camardelli disse que essa última agenda não está confirmada. No sábado, o grupo deve voltar a se reunir no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília.
Após participar de reunião na Secretaria de Defesa Agropecuária, Camardelli disse que a iniciativa privada está confiante no fim do embargo total ao produto brasileiro. “Se os russos aceitaram os argumentos técnicos para autorizar as vendas de Santa Catarina não há porque manter o embargo ao restante do País”, considerou.
Fonte: Estadão/Agonegócios (por Fabíola Salvador), adaptado por Equipe BeefPoint