Representantes da Arábia Saudita estiveram na sexta-feira (12) em reunião no Ministério da Agricultura discutindo, entre outros assuntos, a possibilidade de o país importar carne bovina in natura do Brasil. Na semana passada, a missão saudita fez uma série de vistorias em plantas frigoríficas para possível retomada das compras, suspensas em 17 de dezembro de 2012. Também está em pauta a venda de frango para o país.
No ano passado, a exportação total doBrasil para a Arábia Saudita, incluindo outros produtos além de alimentos, somou US$ 2,542 bilhões e 5,332 milhões de toneladas. Desse total, US$ 1,217 bilhão foi em carnes, cortes e miudezas de aves.
Na última semana, os representantes sauditas visitaram frigoríficos no Pará, Mato Grosso e Pernambuco, passando por duas fazendas, um laboratório e seis frigoríficos. Também estiveram em seis unidades de abate de aves, um laboratório e uma granja. A reabertura do comércio com a Arábia Saudita tem potencial para ajudar a destravar negociações com países do Golfo Pérsico, como Kuwait, Bharein, Omã, Emirados Árabes Unidos e Qatar.
Fonte: Estadão, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.