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Missão vai à Argélia com intenção de ampliar exportações

Entre os dias 20 e 22 de novembro, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) promoverá uma missão comercial à Argélia, com o intuito de desenvolver oportunidades de negócios e de investimentos e aumentar as exportações brasileiras de forma a equilibrar o intercâmbio comercial, hoje nitidamente favorável aos argelinos.

A missão será liderada pelo ministro Luiz Fernando Furlan e contará com a presença de autoridades e empresários brasileiros interessados em exportar seus produtos e serviços, incluindo os de engenharia, uma vez que o país possui uma grande demanda na área de infra-estrutura. Outros setores avaliados que demonstram grande potencial de inserção no mercado argelino são produtos alimentícios (açúcar, carne, biscoitos, chocolates, sucos), produtos farmacêuticos (genéricos), móveis, papel, autopeças e veículos automotores, eletrodomésticos, aço, material de construção e equipamentos para obras públicas, tecidos e calçados.

A Argélia é o segundo maior parceiro comercial na África, atrás somente da Nigéria, e importante fornecedor de petróleo. A população argelina possui um dos maiores poderes aquisitivos do continente africano. Os altos rendimentos provenientes da alta dos preços do petróleo têm contribuído para a manutenção de vantajosos saldos na balança comercial e atraído divisas para o país.

O país é o 9º principal fornecedor de produtos ao Brasil, porém figura somente na 45ª entre os maiores compradores de produtos brasileiros. Desde 1989 o Brasil possui déficit comercial com este país. O saldo negativo em 2004, por exemplo, ficou em US$ 1,5 bilhão e neste ano, somente até setembro, já acumula US$ 1,8 bilhão.

Embora as exportações brasileiras para a Argélia tenham saltado de US$ 44 milhões em 2001 para US$ 348 milhões no ano passado, elas continuam muito atrás das importações, que vêm se mantendo acima do patamar de US$ 1 bilhão desde 2000. Esse ano, até setembro, as compras de produtos da Argélia ultrapassam pela primeira vez os US$ 2 bilhões, faltando ainda computar os últimos três meses do ano.

A pauta de exportações brasileiras para a Argélia é concentrada em três produtos, que representam 58% do comércio com esse país: açúcar, carnes de bovino congeladas e óleo de soja. Já no lado das compras, 98% do que o Brasil compra é petróleo e nafta para petroquímica, sendo que o primeiro responde por 83% do total importado. É por esse motivo que um dos principais objetivos da missão comercial é a diversificação de produtos.

Na agenda da missão estão previstos encontros com autoridades, apresentação da economia brasileira e sessões de business networking com empresas e entidades oficiais argelinas.

Fonte: MDIC, adaptado por Equipe BeefPoint

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