Desde segunda-feira, duas missões técnicas estão visitando frigoríficos e propriedades rurais de Mato Grosso do Sul para tratar da exportação de produtos de origem bovina para o a África do Sul e para o Chile.
De acordo com o gerente comercial do frigorífico Independência, João Luiz Mela, a vinda das missões, viabilizadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), demonstra um estreitamento das relações com os países e a sinaliza abertura de novos mercados para o Brasil.
Segundo ele, a missão africana esteve ontem pela manhã na capital e segue hoje para Nova Andradina para verificar as condições de sanidade, instalação dos frigoríficos, processos de abate e as fábricas.
No caso específico da missão da África do Sul, Mela explica que eles querem importar do Brasil a carne Halal para atender o mercado muçulmano. “Esses mercados não estavam com as portas fechadas, mas a África do Sul é um mercado novo. Os dois sã importantes para o estado”, revela, explicando que África do Sul e Chile comprariam carne em grande volume, porém de baixo valor agregado.
Segundo Mela, a intenção é que o Brasil consiga atingir mercados como do Japão, Estados Unidos, México e Canadá. “Quando falamos de conquista de mercado, falamos de troca comercial, relevante para os frigoríficos e principalmente para a economia do país”, assinala.
A visita do Chile, país que já compra carne do Brasil, servirá para a revisão das fábricas e constatar a questão sanitária. Mela lembra que o Brasil exporta hoje para mais de 140 países.
Fonte: Campo Grande News (por Aline Rocha), adaptado por Equipe BeefPoint