Marco Antonio Alvares Balsalobre1, Patricia Menezes Santos2 e Fábio Luiz Aires Maya3
A viabilidade econômica de empreendimentos agropecuários não depende apenas do seu potencial produtivo. A viabilidade do uso da irrigação de pastagens para a produção de bovinos de corte, por exemplo, depende de diversas variáveis, como: o clima, a relação entre os preços de compra e venda de animais e o manejo do pastejo. Balsalobre et al. (2003) efetuaram simulações de viabilidade econômica para 17 municípios, que caracterizam microrregiões com potenciais distintos de resposta à irrigação de pastagens, com o objetivo de quantificar o impacto dessas variáveis sobre resultados produtivos e econômicos.
As simulações consideraram a recria de bovinos de corte em 102,95 ha de pastagens irrigadas por aspersão via pivô central. O modelo gerado para a análise é composto dos seguintes sub-modelos: acúmulo de forragem; custos de produção do sistema; resultados produtivos; resultados econômicos.
A partir do modelo gerado e com o uso de análise de sensibilidade e técnicas de otimização, Balsalobre et al. (2003) determinaram as taxas de lotação necessárias para a viabilização econômica da irrigação de pastagens nas diferentes regiões, dessa forma definindo o ponto crítico (“switching value”) para essa variável (Noronha, 1981) (Quadro 1). O indicador de viabilidade econômica utilizado na análise foi o valor presente líquido, que é entendido como a diferença entre o valor de mercado de um investimento e seu custo, levando em consideração o custo de oportunidade do capital (6% a.a. na análise). A taxa de ganho de peso utilizada nas simulações, 0,492 kg/animal.dia, baseou-se nos resultados de Maya (2003) obtidos em pastagens de Tanzânia irrigadas.
Quadro 1- Ponto crítico para a variável taxa de lotação nas diferentes regiões estudadas, considerando uma taxa de ganho de peso de 0,492 kg GPD.
Quadro 14- Ponto crítico para a variável taxa de ganho de peso, considerando a taxa de lotação igual à potencial de cada região.
BALSALOBRE, M.A.A.; SANTOS, P.M.; MAYA, F.L.A.; PENATI, M.A.; CORSI, M. Pastagens Irrigadas. In: Peixoto, A.M.; de Moura, J.C.; Pedreira, C.G.S.; de Faria, V.P. Simpósio sobre Manejo da Pastagem, 20. Anais. Piracicaba, 2003.
MAYA, F.L.A. Produtividade e viabilidade econômica da recria e engorda de bovinos em pastagens adubadas intensivamente com e sem o uso da irrigação. Piracicaba, 2003. 83p. Dissertação (Mestrado) – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo.
NORONHA, J.F. Projetos agropecuários: administração financeira, orçamentação e avaliação econômica. Piracicaba: FEALQ, 1981. 274p.
PENATI, M.A. Estudo do desempenho animal e produção do capim Tanzânia (Panicum maximum Jacq.) em um sistema rotacionado de pastejo sob irrigação em três níveis de resíduo pós pastejo. Piracicaba. Tese (Doutorado) – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo. 2002.
______________________________________________________________
1Doutor em Ciência Animal e Pastagens, Diretor de produto Bellman, Sócio-Diretor da B&N Consultoria.
2Engenheira Agrônoma, doutora em Agronomia pela ESALQ/USP e pesquisadora da Embrapa Pecuária Sudeste
3Mestre – ESALQ/USP