Acesso a mercados internacionais: sanidade é o primeiro passo
9 de janeiro de 2004
Aumenta lista de países que deixaram de comprar carne dos EUA
13 de janeiro de 2004

Moçambique quer intercâmbio com pecuária mineira

A assinatura de um protocolo de cooperação visando a uma parceria econômica no campo da agricultura e pecuária foi sugerida pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Odelmo Leão, à delegação de Moçambique chefiada pelo ministro da Agricultura, Hélder dos Santos Muteia, em encontro realizado na quinta-feira (08), em Belo Horizonte.

Ficou acertado também um intercâmbio tecnológico na pecuária de corte e de leite, bem como a transferência de tecnologia na produção de soja e milho, já que o clima de Moçambique se assemelha ao do Brasil.

Leão colocou à disposição do ministro Muteia toda a infra-estrutura dos órgãos do Sistema Operacional da Agricultura (Emater, Ima, Epamig e Ruralminas), que, com suas experiências e especialidades, podem colaborar para o crescimento da agricultura de Moçambique nos campos da pesquisa, extensão rural, produção e fiscalização.

Muteia revelou que existem vários empresários rurais moçambicanos interessados em importar gado zebuíno e vacas leiteiras da raça Girolando da região do Triângulo Mineiro.

O melhoramento da pecuária, segundo ele, é um dos principais objetivos de sua visita ao Brasil, já que Moçambique pretende adquirir tecnologia para a produção de carne e de leite.

Durante o encontro no gabinete do secretário Odelmo Leão, o diretor do Centro de Gestão Empresarial (FEAD), José Ribeiro Franco Tavares Paes ofereceu à delegação bolsas de estudos para estudantes moçambicanos, nas áreas de zootecnia, agronomia e veterinária. Serão cinco vagas para cada curso, durante quatro anos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Seapa/MG, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.