Aprender com o passado vale também na indústria da carne
17 de janeiro de 2002
Comitê Veterinário da UE confirma fim do embargo às exportações de carne da Argentina
21 de janeiro de 2002

Modalidades de Pastejo

Atendendo às sugestões enviadas a partir da dica “Pasto de Engorda ?”, falaremos um pouco mais sobre pastejo…

Uma dúvida bastante comum a um grande contingente de pecuaristas atualmente é
“Qual o tipo ou modalidade ideal de pastejo ? Contínuo, Alternado ou Rotacionado ?

Não queremos dar nenhuma receita e nem poderíamos generalizar sobre todas as condições que variam tanto de região para região como ao longo do ano, mas achamos que um conceito importante para todos que trabalham na difícil tarefa de manejar colhedoras de forragem de quatro patas deve ser ressaltado:

Lembre-se que o animal tende a escolher a forragem mais tenra e de melhor qualidade do pasto. Por isso, se ele permanecer no mesmo lugar, tempo suficiente para que o capim rebrote, certamente deixará de consumir plantas mais velhas para comer primeiro aquilo que já rebrotou, provocando desigualdades e diminuição de produção de forragem.

O tempo ideal de permanência no mesmo pasto (tempo este que caracteriza nos extremos pastejo contínuo ou rotacionado intensivo) depende, portanto, da velocidade de rebrota do capim. Assim, exemplificando, um mesmo pasto de braquiarão em Mato Grosso com boa fertilidade, que para ser utilizado no máximo de sua capacidade em pleno verão (águas), não deve ter pastejos com permanência acima de cinco ou sete dias, durante a seca pode perfeitamente alojar animais por três, quatro, ou cinco meses … já que nesta condição praticamente não existe rebrota.

Se o manejo for orientado para consumir sem desperdício e sem excesso a forragem disponível, naturalmente a modalidade ideal para cada situação será revelada e sofrerá alterações à medida que as condições mudem.


ViaVerde Consultoria Agropecuária
em Sistemas Tropicais
Rua Manoel Achê 814/12
14020-590 Ribeirão Preto – SP
Tel: (16) 39111377
Fax:(16) 6235319
E-mail: viaverde@viaverde.agr.br

Os comentários estão encerrados.