O BeefPoint e o AgroTalento estão realizando o 3o Workshop AgroTalento, de 22 de fevereiro a 06 de março. No dia 24, foi realizada a terceira aula: “Modelos mentais para tornar o sucesso ‘inevitável’“, por Miguel Cavalcanti.
A aula foi um sucesso e algumas sacadas foram compartilhadas por muitas pessoas como sendo as melhores. Veja abaixo as sacadas mais citadas pelos alunos:
Ensine para aprender
Essa foi uma das sacadas que mais impactou os alunos nesse terceiro dia de aula. Silvio André Isler disse sobre esse tema: “Quando você ensina, você é constantemente inquerido, o que faz você percorrer conhecimento que não necessariamente percorreria se não fossem as questões, é como se tivesse que usar ferramentas exclusivas da construção do alicerce, quando estivesse cobrindo a casa, as ferramentas estariam sempre lubrificadas e ao alcance das mãos”.
Adhinan Ozor, disse: “Ensine para aprender”…..muito sábio…esse deve ser nosso pensamento diário….a melhor sacada de hoje”.
Luciana Oliveira disse: “Chamou muito a atenção a frase “Ensine para aprender”. Ela veio confirmar o que já tenho nato em mim. Acho interessante nas palestras você contar experiências “causos” que você viveu e presenciou, isso enriquece muito a nós ouvintes”.
Meyb Seixas, disse: “Ensinar para aprender nos remete a um grande aprendizado. Sou Zootecnista e fui professora do curso de medicina veterinária, porém antes desta fantástica experiência, trabalhei ativamente no campo.
Para ser professor requer planejamento pedagógico, fiz um planejamento voltado sempre para associar o conhecimento teórico à aplicabilidade no campo. Eu sempre fazia colocações de experiências vividas e como eu aplicava conhecimentos de forma prática e adaptável à realidade de cada ambiente ou situação. Com isso fiz um grande aprimoramento profissional”.
Oliverson Marçal, disse: “Minha melhor sacada foi a confirmação de que sempre que ensinamos alguém com paciência e humildade para ouvir, certamente com essa interação, a gente tanto aprende quanto ensina, pois a maioria das pessoas tem algo a compartilhar., independente do grau de instrução.
E também não deixar de expor que sempre, sempre mesmo devemos agradecer o que temos, mas sempre buscarmos melhorar, buscar a excelência com cautela”.
Itamar Teixeira Gonçalves Gonçalves, disse: “Hoje aconteceu um fato que você acabou de falar, ensinar para aprender. Organizei uns documentos de um colega de serviço e ele gostou tanto que como não havia feito aquilo antes, então expliquei para ele como iria fazer e ele achou ótimo. Logo em seguida falei com ele que apenas facilitei a logística do trabalho dele e ele me questionou o que era logística e novamente tornei a ensinar”.
Você não consegue mudar nada, apenas você mesmo
Essa também foi uma das sacadas mais citadas. Duílio Pereira Fernandes, disse que “Mudar a forma como agimos/conduzimos situações do nosso cotidiano leva a uma mudança em todo o contexto, como o exemplo citado de uma pessoa que trabalha com vendas e muda o seu jeito de abordar e conduzir uma conversa com um cliente”.
Elizabeth Tavares Cardoso, disse: “Você não muda nada, apenas você mesmo!” Sábia afirmação que nos ajuda a ganhar tempo focando em nossas competências e limitações, a fim de superá-las!”
Laíse Sousa, disse: “Quando você compreende que a capacidade de transformar alguma coisa está dentro de você, isso faz com que você se veja como autor da sua própria história. Ao perceber isso, você deixa de ser a vítima do ambiente e passa a desenvolver o melhor de você mesmo independente da situação no qual você esteja vivendo. O melhor de nós descobrimos quando saímos da nossa zona de conforto”.
Lucas Felix, disse: “Você não consegue mudar nada, apenas você mesmo”. Mudar é preciso, se moldar a novos projetos, desafios, estilos de vida. Através de suas mudanças automaticamente, o mundo em torno de você acabará mudando!”.
Marcos Antonio da Silva, disse: “Às vezes perdemos muito tempo querendo que as pessoas ou situações mudem sendo que o que tem que mudar é a nossa maneira de agir e enxergar as coisas”.
Eder Weigert Machado, disse: “O modelo mental que achei mais interessante, e que está diretamente relacionado aos demais modelos é: MUDE A SI MESMO. Mude sua postura, mude a forma de tratamento com o próximo, sua comunicação e sua visão. A mudança pode começar em adquirir hábitos saudáveis, cuidar da mente e do corpo, aprofundar conhecimentos. E o mais importante ensinar seu próximo para fixar seus conhecimentos. Não se acomode. Arrisque, tente. Não reclame. Aja! Esteja seguro e determinado com relação às suas metas, e confiante para enfrentar os obstáculos que terá pela frente”.
Thiagão Cavalcanti, disse: “Minha maior sacada foi: não tente mudar as pessoas, mude você mesmo. Isso tem muito a ver comigo, porque sempre quero que minha equipe pense igual a mim, mas vi que tenho que mudar a minha formar de passar as tarefas para minha equipe”.
Haras Rcf, disse: “Me marcou muito o ponto de que devemos mudar nossa forma de agir, para que as pessoas ao nosso redor mudem também. Isso é fundamental para um bom líder. E a mudança vejo que tem uma ligação muito forte com os hábitos diários. Pois para algumas pessoas mudar não é fácil, e para conseguir precisa de muita disciplina para que essa mudança se torne um hábito e possa gerar os frutos esperados. O hábito de ensinar as pessoas, nos faz aprender e ter condições de mudarmos”.
Maria Luiza Bender, disse: ”Tudo muito interessante, mas “Você não consegue mudar nada, apenas você mesmo”, esta foi a maior sacada. Não só profissionalmente, mas principalmente, vale para o dia a dia, afinal, quando alguma coisa nos incomoda, mudemos nosso olhar ou nosso jeito de lidar para com aquilo, pois não tem aquele ditado: “os incomodados que se acomodem”, pois bem, mudemos nós, que tudo mudará para o melhor”.
Não seja vítima
Outra grande sacada da aula foi a de não se sentir vítima. Carlos Pimenta, disse: “Que essa palavra produza vida na sua vida “não reclame, não seja a vítima” essa foi a sacada da noite !!!!”.
Maria Emilia Coimbra, disse: “A maior sacada é não se posicionar como vítima, seja protagonista, proativo, sereno”.
Avay Miranda Junior, disse: “A reflexão de hoje: seja protagonista de sua vida, com galhardia e respeito ao outro”.
Igor Saldanha de Freitas, disse: “Não seja a vítima. Saímos de um papel que sofre a ação, que espera pelo desenrolar dos fatos, que aguarda a vida bater, para ser o autor da ação. Dessa forma podemos agir como acreditamos ser mais benéfico para nós e para o todo. Assim o mundo gira de acordo com a nossa ação, e não nossa ação vai depender de como o mundo gira”.
Bom cavaleiro em uma mula arisca
Sobre essa sacada, Paulo R Rotta, disse: “Achei muito interessante sua sacada sobre o bom cavaleiro. Realmente, pessoas que têm o conhecimento, a vivência no assunto não se “atarantam”, permanecem serenas, pois têm a confiança de sair da situação que for. Vou me lembrar dessa”.
Caruline Beatriz Morais, disse: “A grande sacada foi se portar como um bom cavaleiro numa mula arisca. Isso representa muito bem nosso dia a dia, não somente no agronegócio como fora dele. Ser controlada, serena é o grande diferencial para ter domínio das situações do dia dia direcionando o negócio e não sendo direcionado por ele”.
Odair Jose Sehn, disse: “Sacada do bom cavaleiro na mula arisca. Acredito que isso nos sirva em diversas áreas de nossas vidas e diversas situações. Pois devemos sempre estar no controle e agir com sabedoria”.
Não copie o que os outros estão fazendo
Sobre esse importante ponto, Davi Belchio, disse: “nunca copie o que os outros estão fazendo. Aí está a grande sacada, pois será renovado tudo e todos”.
Hian Dias, disse: “A melhor sacada é NÃO COPIE O QUE OS OUTROS ESTÃO FAZENDO, pois entendendo a metodologia de como funciona, você pode tomar a melhor decisão pra a sua propriedade, porque nem sempre o que der certo pra um pode dar para o outro”.
Ender Batista, disse: “Melhor sacada: “não copie o que os outros estão fazendo” – aprendizado: faça um melhoramento no que a pessoa está fazendo (não só copiar ), ou seja, entenda como a “cabeça” desta pessoa empreendedora de sucesso funciona, pense, entenda e como ela se comporta, seus hábitos, etc… e assim poderemos adequar o projeto na nossa melhor forma”.
Harley Brito, disse: “A maior sacada pra mim foi não copiar nada pois o mundo precisa disso. A CAPACIDADE de não copiar me fez acreditar que ainda somos capazes”.
Diogo Carvalho de Oliveira, disse: “Acredito que a grande sacada dessa aula sobre MODELOS MENTAIS foi NÃO COPIAR o que o outro esta fazendo, aprenda e observe seus mentores, as pessoas de referência, como estão agindo mas desenvolva o seu modelo, ajuste para sua realidade, seja você na sua melhor forma. Melhore sempre seu comportamento refletindo sobre seus HÁBITOS DIÁRIOS. Celebre as conquistas, esteja SEMPRE CONTENTE porém NUNCA SATISFEITO. Descubra onde você é mais COMPETITIVO e esteja tranquilo, sereno. O CONHECIMENTO nunca será demais, os RELACIONAMENTOS são tudo e FAZER O BEM é muito bom, por isso sou AGROTALENTO”.
Eu vou tentar
Robinson Vicentin, disse: “A melhor sacada da palestra de hoje para mim foi em sempre mentalizar a frase: Eu vou tentar, onde só de pronunciar a mesma já da a impressão de quebrar várias barreiras!!”.
Kristh Dias, disse: “Melhores sacadas: ‘Eu não consigo x Eu vou tentar’ e ‘Você não consegue mudar nada, apenas você mesmo”‘ Mais uma vez palestra ótima e que me fez lembrar de um ditado usado pela minha avó “Palavras têm poder”, jamais diga que não vai conseguir, porque estará atraindo isto para você!”
Confira abaixo outras sacadas citadas:
“Me identifiquei com o item MENTE, e ENERGIA. O difícil me motiva … quanto mais difícil mais vontade de fazer eu tenho e quando alguém diz que é impossível, isso se torna um desafio para mim e enquanto eu não provar que realmente é possível eu não estou satisfeito.
Há poucos dias estava realizando uma atividade juntamente com um funcionário e ele reclamando da dificuldade do trabalho. Minha resposta foi: Pois então se é difícil somos nós mesmo que precisamos fazer porque se fosse fácil qualquer um faria..” (Douglas Vitor Smyszniuk)
“Eu aprendi que não existe desenvolvimento pessoal sem autoconhecimento e vontade de aprender mais sobre si mesmo, ande à toa, mas não fique parado à toa!” (Fabinho Barduzzi)
“Eu gosto muito de uma frase do Alexander Graham Beel que diz:
Às vezes a gente fica tanto tempo, parado, olhando para uma porta que está se fechando (ou já fechou), que percebemos as que estão se abrindo (ou abertas) tarde demais.
Portanto devemos estar mais atentos, mais ligados, lutar para conquistar, mas desapegar, deixar ir quando estiver indo, e mudar, e ajustar as velas, e enxergar as portas abertas”. (Fernando Loureiro Lima)
“É a humildade do saber que nos permite avançar no conhecer, este modelo muda nossa reflexão, o hábito de pensar e agir, promovendo a reciclagem dos valores que determinam o ato da escolha para uma ação bem sucedida”. (Cleomar Ereno)
“Sacada de hoje foi ver a vida com olhar positivo, sempre estar disposto a resolver o problema, e que a mudança vem de você. Você não muda ninguém, só pode mudar a si mesmo.
Dica pra planejar o dia para ter maior produtividade, os planos mais importantes são programados para a manhã, quando a mente está mais fresca.Isso ajuda a priorizar o que é importante, evitando o desperdício de tempo. Cada tarefa feita é riscada da lista, para se sentir motivado e seguir em busca do objetivo”. (Ramon Palma)
“Muitas vezes somos levados a confiar apenas em nossas capacidades, criando assim um certo “pré-conceito” a respeito de determinados métodos, mas quando nos abrimos pra novas experiências de aprendizado, novos métodos de aprendizado, nossa mente jamais voltará ao tamanho original!!”. (Caio Filho)
“Sem dúvida os Modelos Mentais são uma peça chave para quem busca o sucesso. Na palestra desta quarta acho que podemos chegar à conclusão de que seguir um modelo mental é muito mais do copiar o que o outro faz, o que rotineiramente somos induzidos a fazer, seguir um modelo mental é procurar entender as ações e ambições de quem admiramos, entender a sua lógica e as suas motivações. Precisamos entender que ao ensinar alguém aprendemos em igual ou maior proporção, pois nos vemos obrigados a buscar conhecimento, buscar informação. Que ao tornar hábito diário as coisas que geram mais impacto em nossas vidas, caminhamos com muito mais velocidade em direção ao sucesso. É necessário ser grato, mas não satisfeito, ou seja, que não nos acomodemos, que devemos sempre buscar por algo melhor, mas nunca deixar de agradecer por tudo que temos. Devemos ser bons, não melhores que ninguém, mas ao ponto de que as pessoas não consigam ignorar as nossas capacidades. As brigas difíceis devem ser um hábito, ter prazer em fazer o que os outros acham difícil é promover as habilidades e aumentar o nossa capacidade em resolver problemas, mas que enfrentemos esses problemas com a serenidade, com a confiança de um bom cavaleiro. Acima de tudo que não nos coloquemos no papel de vítimas e sim no protagonismo, pois somente assim podemos ter a chance de mudar algo e que entendamos que não mudamos nada, apenas nós mesmos, mas que ao fazermos isso tudo à nossa volta muda também”. (Deivid Xavier)
“Quando você identificar exatamente qual é o seu verdadeiro propósito, cerque-se de gente do bem, em quem espelhar-se para iniciar a aplicação das suas estratégias, mesmo que seja necessário mudar completamente sua forma de agir. Mudando você poderá enxergar por outro ângulo aquilo que já existe e encontrará novos caminhos a seguir, com a “disposição e alegria de um porco na lama” superando seus obstáculos com compromisso, conhecimento e amor pelos envolvidos e com o seu trabalho”. (Maria Emilia Souza Taddei)
“Sacada da palestra foi que devemos agir de forma positiva, firme, e forte sem hesitar. Retrabalhando a si mesmo fazendo com que as pessoas vejam em você transparência, respeito e confiança. Outro ponto que gostei muito foi o fato de ensinar para aprender, fazendo com que ocorra automaticamente uma revisão do seu próprio conhecimento”. (Danrlei Zoz)
“Primeiramente pelo fato de incentivar a não fazer as coisas como os outros já fazem, não copiar modelos já existentes mas tomá-los como base para um melhor entendimento de quaisquer que seja a situação e a partir deste desenvolver uma filosofia de trabalho própria. Este modelo pode ser aplicado em empresas de sucessão familiar, nas quais os filhos, por exemplo, estão entrando no negócio da família e simplesmente utilizam um modelo pré-estabelecido, utilizado há anos ao invés de entender os processos e a partir deste entendimento tentar através de outros modos agregar no sistema de produção.
Também me agradou muito o modelo mental “seja um bom cavaleiro em uma mula arisca”, uma vez que monto desde muito cedo e me identifiquei quase que momentaneamente com a filosofia contida no mesmo, onde por mais que se esteja em alguma situação delicada, de risco, deve-se manter a postura e serenidade frente ao problema para enfrentá-lo da melhor forma”. (Filipe Traldi)
“A minha sacada já é algo que falo e penso sempre, e você reforçou, temos que buscar diariamente o que queremos, pois é dessa luta diária que virá os resultados.
E a frase, ” Sempre contente, mas nunca satisfeito”, é ótima. Pois é bem isso, temos que estar sempre correndo atrás dos nossos objetivos, buscando conhecimento, aprendendo, trocando ideias.
E o principal é fazer o que gosta, com muito amor”. (Dimitria Cortez)
“Essas palestras estão sendo maravilhosas e estou aprendendo muito, nessa terceira a maior sacada foi: não fazer o que todo mundo faz, faça o mais difícil, faça o melhor, o que é mais eficiente e eficaz e aprenda a gostar disso, seja inovador, aprenda a aprender com os modelos já existentes mas a criar algo seu, pense por si mesmo. Outro ponto que gostei muito e tenho na minha vida é: ensine para aprender, estudar é bom e ajuda muito mas aprendo muito mais quando ensino aquilo que estou aprendendo, outra coisa é, seja sempre contente mas nunca satisfeito, isso é maravilhoso, devemos sempre estar feliz pelo que fazemos e conquistamos, mas devemos sonhar, lutar e buscar e nunca estar satisfeito com o que tem, sempre buscar mais e ter controle do que está fazendo. e por ultimo quero comentar sobre: Não consigo x vou tentar, vim de uma escola bem deficiente de educação de um interior do estado do Amazonas e sempre tentei e consegui alcançar, nunca falei que não conseguiria, então é o seguinte: se você acha que não pode fazer algo, você realmente não fará, mas se você pensar e quer fazer algo você conseguirá”. (Hecília Silva)
Fonte: AgroTalento.