O frigorífico Mondelli iniciou suas exportações aos países árabes há mais de dez anos. Hoje, seus clientes no Oriente Médio e Norte da África representam 55% das exportações da empresa, que atua com clientes selecionados e a partir desta estratégia quer aumentar suas vendas externas mantendo a lucratividade.
O frigorífico Mondelli iniciou suas exportações aos países árabes há mais de dez anos. Hoje, seus clientes no Oriente Médio e Norte da África representam 55% das exportações da empresa, que atua com clientes selecionados e a partir desta estratégia quer aumentar suas vendas externas mantendo a lucratividade.
“Trabalhamos com clientes que atuem no mercado com um preço superior”, conta Gustavo Goyen, diretor de Operações do Mondelli. “Desta forma, podemos repassar este valor aos nossos pecuaristas”, explica.
Segundo Goyen, o Mondelli atua especialmente com supermercados e apenas com alguns distribuidores. “Gostamos de trabalhar com supermercados. É uma maneira de ficarmos mais perto do consumidor e ver como está a aceitação de nossa carne”, revela.
No Oriente Médio, o Mondelli tem clientes na Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Líbano. No Norte da África, atende Egito, Argélia e Líbia. O frigorífico dedica 20% de suas 22 mil toneladas anuais de carne bovina às exportações. Além do mercado árabe, a empresa também tem clientes na Alemanha, Itália, França, Holanda, Rússia, Hong Kong e Cingapura.
Atualmente, a Arábia Saudita é o maior mercado externo do Mondelli. “Mas acredito que os Emirados Árabes ainda vão superar [as importações sauditas]”, destaca Goyen. Como exemplo, ele cita um cliente nos Emirados que possui dez supermercados e irá abrir 15 novas unidades. “Isto vai dobrar nossa demanda”, ressalta.
Há quatro anos, a empresa também participa da Gulfood, maior feira de alimentos do Oriente Médio, que acontece em Dubai. “Sempre fechamos bons negócios dentro da feira”, afirma o diretor do frigorífico. Goyen relata que, nesta última edição, ocorrida entre 27 de fevereiro e 2 de março, a empresa conseguiu “seis novos clientes com potencial de preço e volume importantes.”
De acordo com o diretor de Operações, o mercado árabe é estratégico para os negócios do frigorífico. “Os países árabes estão mostrando uma grande evolução no volume e na qualidade. Há espaço para nos desenvolvermos na região com preço competitivo e volume. Somos um frigorífico bem ligado ao mercado árabe”, enfatiza. Ele revela ainda que, para 2012, a empresa projeta um crescimento de 10% a 20% no total das exportações e que os árabes devem acompanhar este percentual.
Goyen não revela o faturamento do frigorífico, mas diz que o Mondelli é uma empresa de médio porte. Com uma unidade industrial na cidade de Bauru, no interior de São Paulo, o Modelli foi fundado em 1978 e emprega 600 colaboradores.
A matéria é de Aurea Santos, da Anba, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.