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Monitoramento de rebanho valoriza produção de carne

Pensar em boas práticas de manejo do rebanho, muito além de uma questão de cultura para muitos produtores e fazendas, tornou-se uma questão de negócios.

Isso porque os frigoríficos estão cada vez mais exigentes na hora de comprar o rebanho para o abate, fazendo o monitoramento do animal antes mesmo da entrega, avaliando a vida dele no campo, se a fazenda respeita o meio ambiente e se atende às leis trabalhistas.

Muitas pessoas acabam não se importando com esse detalhe, mas uma parcela dos consumidores aprendeu a dar importância para isso. Por isso, algumas marcas passaram a incluir essas informações na embalagem por meio de um QR Code, permitindo que o consumidor saiba tudo sobre o alimento que está consumindo, uma jornada que começa bem longe das prateleiras.

Em uma fazenda de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), todo boi ou bezerro novo que chega precisa passar pelo curral. Os animais são pesados e registrados com um número de identificação, além de serem vacinados contra vermes e doenças respiratórias.

Todos os animais são levados para um frigorífico em Lençóis Paulista (SP), com o qual mantém um contrato de compra e venda há anos, com uma das exigências sendo justamente seguir as regras socioambientais.

O estabelecimento instalou um protocolo: só compra gado de quem segue as regras e consegue comprovar.

O monitoramento deles é feito totalmente on-line, onde é possível verificar se a propriedade desmatou ou se recebeu denúncias de trabalho escravo.

Em todo novo pedido de compra, as informações são atualizadas antes de seguir com o negócio. Com tudo pronto, a embalagem ganha uma etiqueta com o QR Code, onde o consumidor pode acessar as informações sobre o estado do animal.

Fonte: G1.

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