Mercados Futuros – 04/07/11
5 de julho de 2011
Mercado Físico do Boi – 05/07/11
5 de julho de 2011

Montana na SEMEX

A novidade do Programa Montana é a contratação do touro Mtn XK909702 pela Semex. Este touro é, por 3 anos consecutivos, o número 1 do Sumário Montana.

A novidade do Programa Montana é a contratação do touro Mtn XK909702 pela Semex. Este touro é, por 3 anos consecutivos, o número 1 do Sumário Montana.

O Programa Montana iniciou a seleção de seus animais em 1993, fazendo uma série de cruzamentos entre raças zebuínas (Nelore), adapatadas (Bonsmara, Senepol, Belmont Red, Caracu), britânicas (Red Angus, South Devon) e continentais (Gelbvieh, Simental) para obter um animal completamente adaptado às condições brasileiras de trabalho, sem abrir mão de ganho de peso, precocidade sexual e carne de qualidade.

Agora, o resultado deste trabalho pode ser conferido também através da Semex. “A contratação do Mtn XK909702 foi muito comemorada pelos criadores do Montana por tratar-se do número 1 do Sumário e um touro de qualidade indiscutível” comenta Gabriela Giacomini, zootecnista e gerente de operações do Programa Montana.

Para obter animais altamente produtivos, o Montana combina importantes ferramentas do melhoramento genético, como a heterose e a genética aditiva.

“Das opções para cruzamento existentes no mercado, somente o Montana oferece manutenção de heterose ao longo das gerações, exatamente por se tratar de um composto”, informa Gabriela. “Isso quer dizer que você pode, e deve, utilizar touros Montana nas suas fêmeas cruza Montana. A heterose se mantém, mantendo os níveis de produtividade, e você aproveita as excelentes matrizes produzidas pelo Montana”.

A genética aditiva, ou seja, as DEPs, são um diferencial importante do Programa Montana. Com avaliação genética sólida, calculada desde 1993 pela equipe de alguns dos geneticistas mais conceituados do país, oferece a garantia de altos níveis de produtividade. E quem avaliza o processo é o CEIP – Certificado Especial de Identificação e Produção – documento emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que garante que apenas os 23% melhores machos de cada safra são comercializados como reprodutores.

De acordo com Giacomini, este diferencial é fundamental na hora de escolher o touro que vai trabalhar na vacada. “É a garantia que o nosso cliente tem de que está levando touros somente de cabeceira”.

Dentro deste contexto de alta produtividade, qualidade de carne e precocidade sexual, o touro Mtn XK909702 é um campeão. “Sua produção é uma ´régua´, muito uniforme, e seus filhos são uma constante entre os touros TOP de 4 safras”.
A partir de agora, o mercado terá acesso ao sêmen deste campeão de produtividade através da Semex.

Para saber mais, ligue para (17) 3231-6455, ou acesse www.compostomontana.com.br. Você também pode nos mandar um e-mail para faleconosco@compostomontana.com.br e nos seguir no Twitter @programamontana.

Ou entre em contato pelo box abaixo:

Os comentários estão encerrados.