A raça Brahman no Brasil perdeu sua Grande Campeã Miss Beer POI 49 vítima de um prolapso retal, que em menos de 48 horas provocou uma infecção generalizada e foi fulminante. A morte ocorreu na última quarta-feira (23), na Chácara Brahman Vitória, em Araçatuba-SP.
A fêmea havia completado três anos no dia 11 deste mês. Com base em preços atingidos por outras fêmeas de qualidade nos leilões da raça e em razão de Miss Beer 49 ter sido eleita a Grande Campeã 2004 dos 70 anos de Expozebu, a maior feira da pecuária nacional, realizada em Uberaba-MG, estima-se que o valor do animal pudesse ultrapassar a casa de R$ 500 mil.
Os proprietários do Brahman Vitória, os irmãos Alexandre e Albano Coccapieller Ferreira e Fausto Cavalcante, não pretendem vender os embriões de Miss Beer 49 coletados graças às técnicas avançadas de reprodução que são desenvolvidas na propriedade, como transferência de embriões (T.E.) e fertilização in vitro (FIV).
A primeira e única oferta acontecerá no 1o Leilão Brahman Embriões de Ouro, dia 5 de abril, no O Leopolldo Plaza, em São Paulo. “Cumpriremos com o compromisso assumido no Leilão Embriões de Ouro. Os outros embriões serão utilizados para o melhoramento da raça no Brahman Vitória”, afirmou Alexandre Ferreira. Por ser uma rara e única oferta de um animal grande campeão, o embrião deverá superar a média de preço de embriões da raça.
A raça Brahman, de origem norte-americana, conta pouco mais de 10 anos das primeiras importações para o Brasil. A participação em grandes eventos pecuários e sua valorização no mercado nacional tem registrado crescimento notável, com o aumento do número de negócios em leilões e exposições, graças ao grande potencial genético da raça.
Fonte: Assessoria de imprensa da Brahman Vitória