Fechamento 11:52 – 05/11/01
5 de novembro de 2001
Mapa discute realização da quarentena após fim da aftosa no RS
7 de novembro de 2001

Morte de animais por Antraz não oferece riscos nos EUA

A recente morte de 21 animais contaminados por antraz, no município de Santa Clara, na Califórnia, não oferece riscos para a segurança alimentar, segundo o veterinário extensionista da Universidade da Califórnia, John Kirk. Segundo ele, a Antraz pode ocorrer naturalmente no solo. Além disso, os animais doentes foram eliminados rapidamente.

Kirk enfatizou que os consumidores podem ficar seguros, pois o ocorrido não oferece nenhum risco para a segurança de alimentos como a carne bovina. “Os primeiros poucos casos que encontramos apresentaram morte súbita, ou seja, os animais já foram encontrados mortos. Os animais podem morrer em poucas horas, dependendo do número de esporos que ingerirem. Além disso, estes animais não são comercializados”, completou o veterinário.

Assim que os casos foram relatados, os veterinários do Estado iniciaram um processo de quarentena na fazenda e começaram a vacinação e/ou uso de antibióticos para controlar qualquer doença nos animais, que não serão destinados à cadeia alimentar.

Segundo Kirk, casos de antraz não são comuns e não são contagiosos, ocorrendo apenas casos isolados, em determinadas pastagens.

Fonte: AgWeb (por Darcy Maulsby), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.