O Núcleo dos Criadores de Charolês da Região de Guarapuava (RS) programou para o final deste mês a 9ª Expo Brasil de Charolês. A feira acontece entre os dias 25 e 30 de junho, no Parque de Exposições Lacerda Werneck. Segundo o presidente da entidade, Francisco Carlos Spyra, a mostra deverá reunir 200 animais de galpão, selecionados entre os melhores exemplares da raça do Sul do País. ”Estes animais serão julgados pelo criador francês Guy Rambert, convidado especialmente para conduzir o julgamento da mostra”, disse. Rambert é o atual vice-presidente do Herd Book Chalorais, entidade que faz os registros dos animais na França. ”Sempre optamos por um criador de renome mundial para avaliar como está o nosso trabalho de seleção genética na região, no Estado e no Brasil”, informou Spyra.
Durante a mostra está programada uma palestra sobre a experiência da Aliança Mercadológica, uma cooperativa de criação de bovinos que também comercializa os animais.
Conhecida por ser uma região que apresenta bons resultados na criação da raça Charolês, segundo o presidente do núcleo, os criadores de Guarapuava têm trabalhado no aprimoramento da raça, buscando melhoramento genético através da importação de sêmen e embriões da França, berço da raça.
Segundo o presidente do núcleo de criadores, a raça tem se mostrado ideal para uso no cruzamento industrial. ”As parcerias realizadas com institutos de pesquisas, cooperativas e técnicos da área, tentando aperfeiçoar a raça e melhorar o custo/benefício para o criador são outras provas do trabalho do núcleo”, afirmou Spyra.
Estão programados dois leilões durante a mostra. A expectativa dos organizadores é totalizar R$ 900 mil com a venda de animais, maquinários, indústria e comércio, também disponíveis na mostra.
A abertura oficial será no dia 27, às 19h30, e os dois leilões serão realizados nos dias 29 e 30.
Serviço: Maiores informações: (42) 622-2412, 622-6322 ou 623-3896.
Fonte: Folha de Londrina, adaptado por Equipe BeefPoint