Executivos de frigoríficos nos EUA são indiciados por fixação de preços
4 de junho de 2020
Marfrig deve manter o bom desempenho nos próximos trimestres
4 de junho de 2020

MPT pede interdição de unidade da JBS em Caxias do Sul (RS)

O Ministério Público do Trabalho ajuizou ação civil pedindo a interdição da unidade de abate de frango da JBS em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. A unidade teve um surto de covid-19 confirmado na noite de sexta-feira pela Secretaria Municipal da Saúde. Segundo o MPT, 21 dos 1,7 mil trabalhadores da unidade testaram positivo para a doença e dois estão hospitalizados.

O município tem 138 casos confirmados até o momento e cinco óbitos, segundo a Secretaria de Saúde do Estado. No entanto, o número de casos por 100 mil habitantes está em 38,5, bem abaixo de outros municípios gaúchos em que frigoríficos são focos de casos.

Em Lajeado, por exemplo, onde os frigoríficos Minuano e BRF tiveram as plantas paralisadas judicialmente e posteriormente reabertas, o número de casos por 100 mil habitantes é de 1.693,2. O município lidera o número de casos do Estado com 1.329 e 19 mortes em decorrência da covid-19. O Rio Grande do Sul tem 9.919 casos e 245 óbitos.

A empresa recebeu na segunda-feira prazo de 24 horas para firmar termo de ajuste de conduta, mas, segundo o MPT, informou que não tem interesse. Procurada, a companhia informou que ainda não tem um posicionamento sobre o caso.

NOTA DA JBS À IMPRENSA

A JBS não comenta sobre processos judiciais em andamento. A Companhia reitera que tem como objetivo prioritário a saúde de seus colaboradores e ressalta que desde o início dessa pandemia tem adotado um rígido protocolo de prevenção contra a Covid-19 na sua unidade de Caxias Sul (RS) e em todas as suas plantas no Brasil, conforme as orientações dos órgãos de saúde e do Hospital Albert Einstein, além de especialistas médicos contratados pela Companhia para apoiar na implantação rigorosa de medidas para a proteção de seus colaboradores.

Entre as ações adotadas pela Companhia, estão:
– afastamento de pessoas que fazem parte do grupo de risco como maiores de 60 anos, gestantes e todos os que tiveram recomendação médica;
– ampliação da frota de transporte;
– desinfecção diária das unidades;
– medição de temperatura de todos antes do acesso às fábricas;
– vacinação contra gripe H1N1 para 100% dos colaboradores;
– ações de distanciamento social;
– forte comunicação de prevenção e cuidados, entre outras.

Todas as medidas adotadas pela JBS estão a de acordo com os mais altos padrões. Saiba mais sobre as medidas de saúde e segurança adotadas pela JBS: https://jbs.com.br/comunicacao/covid-19-principais-medidas-de-protecao/

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.