Mato Grosso do Sul deverá receber até a segunda semana de agosto uma equipe de auditores da OIE para verificar as ações contra a aftosa no estado. O diretor-presidente da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Roberto Bacha, acredita que as ações executadas aumentam a esperança sobre a reabertura de mercados para a carne. Segundo ele, foram inspecionadas todas as propriedades rurais de Eldorado, Japorã e Mundo Novo, e colhidas amostras em 30% do rebanho para identificar a presença do vírus. "Olhamos animal por animal e não achamos indícios da doença", destacou.
Mato Grosso do Sul deverá receber até a segunda semana de agosto uma equipe de auditores da OIE para verificar as ações contra a aftosa no estado. Se confirmada, a visita ocorrerá um mês antes da reunião da OIE em Paris (França), onde será avaliado o pleito de Mato Grosso do Sul para ser reconhecido novamente como área livre de febre aftosa com vacinação.
O diretor-presidente da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Roberto Bacha, acredita que as ações executadas aumentam a esperança sobre a reabertura de mercados para a carne. Segundo ele, foram inspecionadas todas as propriedades rurais de Eldorado, Japorã e Mundo Novo, e colhidas amostras em 30% do rebanho para identificar a presença do vírus. “Olhamos animal por animal e não achamos indícios da doença”, destacou.
Além disso, 150 mil cabeças receberam brincos de identificação, para controle de entrada de animais na região. “Se entrar algum animal, vamos ver que não é nosso”, ressaltou Bacha.
Na sexta-feira foram encerradas as coletas de amostras dos animais em todo o estado. Espera-se o resultado dos exames sorológicos em 36 mil bovinos para a segunda quinzena de agosto, informou Humberto Marques e Fernanda Mathias, do Campo Grande News.