Aumentar a vigilância na fronteira com a intensificação da ação do Exército e da Polícia Militar é o objetivo do governo do Mato Grosso do Sul para evitar a entrada de gado paraguaio no Brasil. Para melhorar o fechamento da fronteira, uma reunião ontem (11) em Amambai, que envolveu produtores, Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Exército e a Polícia Militar, decidiu enviar mais homens da força pública a partir de quinta-feira (14).
Aeronaves já estão sobrevoando toda a fronteira, especialmente na região de Sete Quedas, para detectar veículos que estejam transportando gado e estão sendo mantidos os postos fixos com a presença de PMs e soldados do Exército, juntamente com fiscais do Iagro, mas a expectativa é que a partir do dia 14 de novembro sejam ampliados o número de postos, que hoje são 22, e a fiscalização no período noturno.
O Iagro também vem realizando coletas de amostras em todos os municípios da fronteira. Serão recolhidas aproximadamente 2.500 amostras em cerca de 100 propriedades para provar laboratorialmente a ausência da doença na parte brasileira da fronteira.
Fonte: Correio do Estado/MS (por Antonio Viegas), adaptado por Equipe BeefPoint