Mato Grosso do Sul inicia na próxima quinta-feira (01), a segunda campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2003. A primeira ocorreu em fevereiro. De acordo com a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), a vacinação se estenderá até dia 31 de maio, na região do planalto, envolvendo bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade. No Pantanal, a campanha irá até o dia 15 de junho, para todo o rebanho.
O produtor que não cumprir a determinação prevista em lei, estará sujeito a pagar multa de um Uferms por animal. Depois de encerrada a campanha, o prazo para a comprovação será de 15 dias. Quem não fizer o registro, sofrerá multa de três Uferms por animal.
Paralelamente, os criadores terão de imunizar o rebanho contra brucelose e raiva bovina. Segundo o Iagro, a vacinação contra a brucelose envolverá fêmeas de três a oito meses de idade. A imunização contra a raiva bovina é obrigatória nos municípios onde há focos, como Aquidauana, Corumbá, Anastácio, Miranda, Bonito, Coxim, Corguinho, Bodoquena, Rio Verde, Rio Negro e Jardim.
A dose da vacina poderá ser adquirida em qualquer loja veterinária e os preços variam entre R$ 0,39 e R$ 0,93.
Fonte: Campo Grande News (por Paulo Nonato de Souza), adaptado por Equipe BeefPoint