Parcerias pecuárias – IV
24 de janeiro de 2003
Argentina dobrou exportações de carne em 2002
28 de janeiro de 2003

MS consumirá menos vacinas segundo previsão do Mapa

Mato Grosso do Sul deverá consumir 36,8 milhões de doses de vacina antiaftosa neste ano. O volume será 7,5% inferior ao adquirido no ano passado, quando foram utilizados 39,8 milhões de doses. O motivo do aumento nas vendas de antiaftosa no ano passado foi à descoberta de um foco de aftosa no Paraguai, que obrigou o Estado a antecipar a etapa de novembro. Somente na última etapa do ano foram consumidas 25,2 milhões de doses. Os dados foram divulgados pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan).

O Rio Grande do Sul foi o primeiro Estado a iniciar a campanha de vacinação do rebanho contra a febre aftosa. O Mapa estima demanda de 14 milhões de doses para o Estado em janeiro.

Em fevereiro, a demanda deve alcançar dois milhões de doses para o Ceará e 800 mil para o Rio Grande do Norte. Em março, a previsão é de 9,5 milhões de doses para a Bahia, 700 mil para o Espírito Santo, 1,25 milhão de doses para Pernambuco e dois milhões de doses para o Rio de Janeiro. No mês de abril, será um milhão de doses para Alagoas, 1,2 milhão para o Amazonas, nove milhões para Rondônia e 450 mil para Roraima.

Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais dividem a vacinação da primeira etapa da campanha entre dois meses: MT imunizará seus bovinos em fevereiro e em maio, com o total de 14,4 milhões de doses, MS vacinará nos mesmos meses, consumindo 14,8 milhões de doses. Minas Gerais vai utilizar, segundo previsão do Mapa, 19 milhões de doses em março e em maio.

O mês de maio é o ponto alto da vacinação no primeiro semestre. Nesse mês haverá vacinação no Acre, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, São Paulo, Sergipe e Tocantins. O Mapa estima que serão utilizados 110,1 milhões de doses. Entre julho e dezembro, a segunda fase do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa deverá consumir 175,5 milhões de doses. De acordo com a previsão total do ministério, até o final do ano 346,25 milhões de doses de vacina serão utilizadas pelos pecuaristas, atingindo novo recorde.

Fonte: Correio do Estado/MS (por Rosana Siqueira), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.