As raças nelore e nelore mocho estão encerrando a participação na Expogrande 2003, dando lugar, a partir desta semana, para as raças simental, simbrasil, brangus, dentre outras.
Mas pode-se afirmar que não se tem notícia de outras feiras em que os neloristas estiveram tão presentes e prestigiaram tanto o evento como nesta Expogrande.
Isso ocorreu devido a decisão da diretoria da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) de trazer a entidade para a feira, inclusive com seu presidente, Carlos Viacava, além da presença dos diretores da Associação Sul-Matogrossense de Criadores de Nelore.
Na sexta-feira (28) os neloristas se reuniram a partir das 10 da manhã no tattersal de elite da Acrissul para uma grande festa: assinatura de convênios, entrega de premiações para criadores neloristas e também para lançar, em Mato Grosso do Sul, oficialmente o Circuito Boi Verde e, especialmente, o Programa de Qualidade Nelore Natural (PQNN), ambos criados para organizar, aprimorar e valorizar a raça no País.
Menos imposto
Um dos convênios assinados pela entidade com a Secretaria da Produção e do Turismo de Mato Grosso do Sul garante que os criadores que inscreverem animais no PQNN e conseguirem com que seus animais atendam, na hora do abate, às exigências do programa, terão isenção de até 67% no ICMS referente à comercialização dos bovinos.
Fonte: Correio do Estado/MS (por Maurício Hugo), adaptado por Equipe BeefPoint