Ainda hoje o superintendente Federal de Agricultura do Mato Grosso do Sul, José Antônio Felício, deve receber do Mapa a lista de propriedades em Eldorado, Mundo Novo e Japorã que devem ter os animais examinados. A sorologia divulgada em julho deste ano não foi considerada conclusiva, pois foram identificados animais reagentes ao vírus da febre aftosa.
Ainda hoje o superintendente Federal de Agricultura do Mato Grosso do Sul, José Antônio Felício, deve receber do Mapa a lista de propriedades em Eldorado, Mundo Novo e Japorã que devem ter os animais examinados. A partir de segunda-feira devem ser coletadas amostras do rebanho indicado visando verificar a inexistência de aftosa e obter o status de área livre da doença.
A sorologia divulgada em julho deste ano não foi considerada conclusiva, pois foram identificados animais reagentes ao vírus da febre aftosa. Na ocasião, a responsabilidade foi atribuída a produtores que vacinaram seus rebanhos mesmo com a determinação de não realizar a imunização. Para evitar o mesmo problema desta vez, foi realizada campanha junto aos pecuaristas dos três municípios para que não vacinassem o gado.
“Nós ainda dependemos da sorologia. Em julho ela não foi favorável e por isso o Mapa manteve os três municípios como área de risco”, destacou Felício.
Ele acredita que as novas amostras devem ser coletadas em cerca de 8 mil animais e, caso não haja novos contratempos, o trabalho deve ser concluído em novembro. A reportagem é de Humberto Marques, para o Correio do Estado/MS.