A 7o Feira de Reprodutores de Mato Grosso do Sul, de 15 de setembro a 5 de outubro, em Campo Grande (MS), terá 21 leilões, com oferta de animais das raças Nelore, Nelore-mocho, Canchim, Brangus e Montana, além de ovinos Santa Inês e gado de corte especial.
Este ano, a Leiloboi fará 16 dos leilões da feira, sendo 12 de Nelore, um de ovinos e o restante de raças sintéticas e compostas, segundo informou o diretor da empresa, Carlos Guaritá. Ele prevê a oferta de cerca de mil touros, 600 matrizes registradas e controladas, três mil animais de corte e 200 ovinos e faturamento de R$ 5 milhões.
“O momento é apropriado para a venda de touros, em razão da proximidade da estação de monta”, justificou Guaritá, informando que o Estado possui um rebanho de 400 mil touros e a demanda anual é de 50 mil novos reprodutores para trabalhar a vacada, estimada em dez milhões de cabeças.
A maior parte dos pregões vai oferecer animais com avaliação genética. Entre os programas de melhoramento com animais inscritos, destaque para o PMGRN, da USP de Ribeirão Preto; Geneplus, da Embrapa Gado de Corte; Paint, da Lagoa da Serra e Conexão Delta G, e GenSys Natura.
Fonte: O Estado de S.Paulo/Suplemento Agrícola, adaptado por Equipe BeefPoint