As ações de combate ao foco de febre aftosa em Japorã e nos demais municípios do sul de Mato Grosso do Sul, interditados em função da doença foram retomadas no final de semana. O anúncio foi feito quinta-feira, durante reunião entre o secretário de Desenvolvimento Agrário, Valteci Ribeiro de Castro Júnior, o diretor-presidente da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), João Cavalléro, os prefeitos Rubens Freire Marinho (PT), de Japorã, Humberto Amaducci (PT), de Mundo Novo, e representantes de pequenos produtores da região.
Para João Cavalléro, é vital que o governo e os produtores ajam em conjunto para garantir o mais rápido possível a retomada da produção e do mercado para a carne de Mato Grosso do Sul. “Sabemos que sob pressão os ânimos se alteram. Isso acontece tanto com os produtores quanto com os demais envolvidos nas ações de combate à febre aftosa. É necessário que possamos voltar a trabalhar em razão do mesmo objetivo”, declarou.
A declaração de Cavalléro sucede as manifestações de produtores de Japorã, ocorridas na última quarta-feira, quando em ato de protesto foram tombadas duas viaturas da Iagro e intimidados 25 fiscais agropecuários que suspenderam as ações de visita sanitária e abate de animais.
Cavalléro reafirmou aos produtores a garantia do pagamento das indenizações em até 30 dias, repondo perdas para todos. “Os recursos para as indenizações já estão em caixa. Temos a garantia do pagamento. Não existe razão para diminuir a velocidade das ações de combate do foco nem de manifestações que atrasem os trabalhos”, afirmou.
Fonte: Correio do Estado/MS, adaptado por Equipe BeefPoint